sexta-feira, 30 de março de 2007

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Paulo Henrique Amorim exercitando sua fértil imaginação está vendo um iminente golpe, patrocinado pelos controladores de vôo. Afirmar que os controladores de vôo querem derrubar o governo me parece uma idiotice, como veio de um jornalista experiente, talvez esteja sob efeito de algum medicamento forte ou de álcool.
Eu só vejo gente com grande responsabilidade, afirmando que precisam ganhar melhor.
.
"CONTROLADORES SÃO OS CAMINHONEIROS DE ALLENDE

Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 263
. Uma greve nacional da Associação dos Donos de Caminhões financiada pela CIA ajudou a derrubar o presidente Salvador Allende, do Chile, em 1973.
. O objetivo do “paro” dos caminhoneiros era exatamente o dos controladores: desorganizar a produção.
. Chave da operação dos caminhoneiros chilenos era derrubar os Ministros da Defesa, Carlos Prats e Orlando Leteleier, com o que se acabava por desmoralizar o Presidente da República.
. No Chile de Allende, havia um mínimo de pluralidade na imprensa – uma parte da imprensa apoiava o presidente eleito pelo povo.
. Aqui, os controladores de vôo já há algum tempo aplicam a chantagem de “parar” o país.
. Hoje, nesta sexta-feira, conseguiram.
. Aqui, os controladores de vôos contam com o apoio de 90% da imprensa escrita e uma parte da imprensa de televisão.
. E têm o mesmo objetivo dos colegas chilenos: derrubar o Presidente da República.
. A reivindicação dos controladores de vôos não é uma questão sindical ou militar - é política e tem como alvo a estabilidade das instituições democráticas.
. O objetivo, aqui, também, é desestabilizar o Ministro da Defesa, Waldir Pires, que já conta com uma resistência razoável das Forças Armadas, que não se esquecem que ele serviu ao Presidente João Goulart.
. A outra parte da operação consiste em provocar a queda do Presidente da República pela mão da imprensa e de uma CPI que, agora, contou com a ajuda providencial de um Ministro do Supremo Tribunal Federal.
. No Chile, como aqui, o “paro” dos controladores tem a função de jogar a classe média contra o Governo. Quem anda de avião é a classe média.
. O “paro” dos nossos caminhoneiros se deu imediatamente depois que o Presidente da República decolou para se encontrar, neste sábado, com o Presidente Bush.
. É obvio que a intenção é esvaziar e constranger o Presidente da República.
. Para isso, de novo, os caminhoneiros contarão com o apoio da imprensa, que saberá explorar o “apagão aéreo”, como forma de embaraçar o Presidente da República num momento em que trata de importantes negociações com o Presidente da nação mais poderosa do mundo.
. Em 1981, o presidente Ronald Reagan enfrentou uma greve de controladores de vôo com a demissão de 11 mil de 13 mil controladores grevistas.
. Aqui, o governo trabalhista já foi longe demais na tentativa de negociar com os controladores.
. Os controladores demonstraram que têm um poder de chantagem ilimitado.
. Só o uso da lei resolverá o problema.
. A hora de negociar passou.
. Os nossos caminhoneiros estão na ilegalidade e no golpe."

Um comentário:

Anônimo disse...

INTERESSES OCULTOS
Antes de começar o caos aéreo, o deputado Alberto Fraga (PFL-DF) promoveu um churrasco com os controladores de vôo, a 24 de setembro, numa chácara em Brasília. Queria votos. Prometeu apoio logístico para os controladores em suas reivindicações salariais. Então revelou que havia um grupo internacional interessado na privatização do sistema de controle aéreo brasileiro. Só privatizando, explicou, seria possível aumentar os salários.

http://www.terra.com.br/istoe/1936/1936_brasil_confidencial.htm