sexta-feira, 30 de março de 2007

MINISTRO DEFENDE PRESÍDIO PARA JOVENS
.
Proposta de Tarso Genro é reunir jovens entre 18 e 23 anos. Para o ministro, criação desses presídios não exige mudar lei.
.
Ministro defendeu projeto durante evento no Rio de Janeiro nesta sexta (foto: Tasso Marcelo/Agência Estado)
O ministro da Justiça Tarso Genro defendeu nesta sexta-feira (30), no Rio de Janeiro, a criação de presídios especiais no Brasil exclusivos para jovens de 18 a 23 anos.Segundo o ministro, o objetivo dessas carceragens especiais seria tentar recuperar jovens que cometeram algum delito, separando-os de criminosos mais perigosos.
"Estamos pensando em um sistema carcerário disciplinar para uma faixa da sociedade de 18 a 23 anos, para que a recuperação seja mais facilitada e não haja contaminação da criminalidade mais consolidada", disse Genro a jornalistas, após proferir aula inaugural na Faculdade Cândido Mendes.
"Hoje, nós temos uma população carcerária muito grande, com distintos níveis de criminalidade. Por que não pensar de maneira adequada, cientificamente planejada e bem discutida, um determinado tipo prisional que tenha a contenção desse pessoal mais jovem", questionou.
Tarso Genro pretende discutir essa proposta no governo e convocar especialistas para debater o tema. O ministro acredita que a criação desses presídios para jovens não exige mudanças na lei.
"Não é necessária uma emenda constitucional, não precisa mudar a lei. Pode ser uma medida administrativa."
O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, presente ao evento, apoiou a proposta do ministro da Justiça. "Vejo com bons olhos. O importante é tratar os jovens que ainda podem ter uma perspectiva de vida e que estão misturados a criminosos de alta periculosidade", afirmou.
G1

Nenhum comentário: