sábado, 11 de novembro de 2006

Gastos com educação

Lula reduziu gastos com educação
Da Folha de S.Paulo, hoje:

'Maior responsável pela queda do Brasil no recém-divulgado ranking mundial de desenvolvimento humano, a educação teve seus recursos federais reduzidos no governo Lula.

De acordo com os dados oficiais, o setor recebeu R$ 31,5 bilhões do Orçamento da União no ano passado, equivalentes a 1,63% do PIB (Produto Interno Bruto). Nos últimos três anos do governo FHC, o gasto em educação se manteve no patamar de 1,73% do produto.

Não é possível estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre a redução dos gastos em educação e o desempenho brasileiro apurado pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Mas ambos refletem as opções da política social brasileira nos últimos anos, aprofundadas sob Lula.

Das quatro principais áreas da política social, duas têm forte crescimento recente nas despesas -previdência e assistência. Privilegiam-se, portanto, as transferências diretas de renda aos beneficiários, em detrimento dos serviços do Estado. Além da queda na educação, as verbas para a saúde ficaram estagnadas em 1,86% do PIB.'"

Um comentário:

Anônimo disse...

NA VISÃO DO NOSSO ILUSTRE PRESIDENTE SAÚDE E EDUCAÇÃO ESTÃO MUITO BEM, NÃO NECESSITANDO ASSIM DE MAIORES INVESTIMENTOS. PARA O NÍVEL DELE TÁ TUDO MUITO BOM MESMO.