sábado, 11 de novembro de 2006

Brasil não tem infra-estrutura para crescer 5% ao ano :: Estadao.com.br

Brasil não tem infra-estrutura para crescer 5% ao ano

Para os especialistas na área, o Brasil precisa, além da política monetária, de investimentos em infra-estrutura para garantir a meta de crescimento para 2007


SÃO PAULO - O Brasil não tem infra-estrutura para crescer no ritmo de 5% ao ano desejado pelo governo, segundo a avaliação de especialistas e representantes da indústria ouvidos pela BBC Brasil.
De acordo com os especialistas em infra-estrutura, o crescimento brasileiro não depende apenas da política monetária - que envolve a definição da taxa de juros e do superávit primário - mas também de limitações físicas ao crescimento e ao escoamento da produção.
Os principais gargalos da infra-estrutura são, segundo eles, as estradas, os portos e os projetos de geração de energia.
Eles apontam dois problemas fundamentais: a escassez dos investimentos públicos e a ausência de marcos regulatórios que atraiam o capital privado em áreas que o Estado não consegue investir.
Procurado pela BBC Brasil, o Ministério do Planejamento não quis se pronunciar, mas o pesquisador Fabio Giambiagi, do Ipea (Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada), que é ligado ao Ministério, disse concordar em 'gênero, número e grau' com a avaliação dos especialistas.

Nenhum comentário: