sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Jornal A Cidade - INFORMÁTICA

Blogs alavancam os negócios

Até seis meses atrás o comerciante Roberto Machado achava que os blogs – também conhecidos como diários virtuais – era uma ferramenta inútil ao seu negócio. “Achava que tudo era uma grande bobagem, coisa de adolescente que gosta de mostrar aos amigos as coisas que escreve”, conta. Porém sua opinião mudou após conhecer a inspiradora história de Edney Souza, um programador que largou tudo e passou a ter como fonte de renda seu blog pessoal.“Vi que o blog podia ser um empreendimento. Entrei em contato com ele e recebi uns toques de como podia começar”, explica.Como tantos outros internautas, Machado enxergou no blog uma boa ferramenta para seu negócio e resolveu agregar um diário (www.doceshop.com.br/blog) ao site de sua distribuidora de doces.“Passei a escrever sobre o cotidiano de uma microempresa e isso me levou a falar sobre empreendedorismo”, comenta.Voltados a pequenos empresários, os posts (textos) publicados no blog serviram também como um novo canal de comunicação entre o comerciante e seu funcionários.Após três meses Machado vislumbrou que seus negócios brevemente tomariam um novo rumo.Seus comentários atraíram outros internautas, que por sua vez passaram a divulgar seu blog. A reação em cadeia rapidamente trouxe ao seu endereço cerca de 2.500 visitas diárias.“O site que criei há quatro anos chegou a receber 2.000 visitas por mês. Após o blog alcancei picos de 3.200 visitas por dia”, contabiliza. A popularidade fez o lucro aumentar em mais de 30%. “Através da internet atingi um público mais qualificado. Descobri que não preciso vender só doces, mas também lembranças”, diz referindo-se às pessoas que o procuram em busca de balas e pirulitos que deixaram de ser distribuídos ou fabricados.AVALIAÇÃO Blogueiro domina o assunto e fornece dicasSegundo o consultor empresarial Fábio Cipriani, o blog é o caminho naturalmente seguido por quem resolve criar seu diário na rede.“O blogueiro se posiciona como alguém que domina muito bem um determinado assunto e, muitas vezes, acaba dando dicas a outros usuários”, afirma. Criador do blog www.serendipidade.com, Cipriani um dos primeiros brasileiros a utilizar um diário virtual para compartilhar conhecimentos acerca do mundo dos negócios.“Normalmente escrevia sobre marketing, finanças, relacionamento com o cliente, conceitos de gestão. Aos poucos passei a analisar também como as empresas começaram a usar os blogs dentro de suas campanhas de marketing”, compara. “Esses blogs são feitos por profissionais e ajudam a dar credibilidade àquela instituição”, define.

BEATRIZ CAMARGO

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