sexta-feira, 20 de abril de 2007

Transposição do São Francisco

São Francisco: transposição só começa em outubro
As obras de transposição do Rio São Francisco não começarão antes de outubro, segundo o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Apesar de a licença ambiental estar liberada, o ministério decidiu adiar o início das obras para o segundo semestre alegando falta de verba.
Em audiência pública na Câmara, o ministro disse ontem (18) que não há recursos para começar o trabalho com o Batalhão de Engenharia do Exército e para eventuais recursos contra a licitação da obra, no valor de R$ 3,3 bilhões.
Com o adiamento do início da transposição, o presidente Lula só terá tempo para inaugurar o eixo leste, com 220 quilômetros de extensão. O eixo norte, de 400 quilômetros, deverá ser inaugurado apenas por seu sucessor.
Geddel afirmou que o fornecimento de água para o consumo humano será prioridade na transposição do São Francisco, considerado o mais importante projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado no início do ano. O PAC prevê investimentos de R$ 6,6 bilhões na transposição do rio até 2010.
Apesar de representar um estado que sempre se posicionou contra a transposição, o ministro disse que defenderá a obra, mesmo que isso lhe custe desgaste pessoal. Além da Bahia, Sergipe e Alagoas também são contrários à obra. (Edson Sardinha)
Congresso em Foco

Nenhum comentário: