sábado, 28 de abril de 2007

Menoridade Penal

Deu no Blog do Josias:
Duas notícias veiculadas nesta quinta-feira (26) dizem muito sobre os principais flagelos que infelicitam a sociedade brasileira. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, em votação apertada (12 a 10), o projeto que reduz de 18 para 16 anos a idade limite para que adolescentes criminosos sejam recolhidos ao cárcere.
No Ministério da Educação, divulgaram-se os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Trata-se de um indicador criado para medir o desenvolvimento do ensino básico, norteando as políticas públicas para o setor.

Feitas as complicações, verificou-se que
só 0,8% dos 5.561 municípios brasileiros encontram-se num patamar que o governo considera “ideal”. Ou seja, supondo-se uma situação hipotética em que os municípios fossem submetidos a uma prova escolar, a grossa maioria padeceria uma retumbante reprovação.

Tem-se, assim, o seguinte quadro: mesmo as crianças e os adolescentes brasileiros que freqüentam regularmente a escola não vêm recebendo um ensino que preste. Falta-lhes, portanto, uma escola digna desse nome. Logo, logo, porém, talvez disponham de vagas asseguradas nos cárceres. "

Nenhum comentário: