quinta-feira, 19 de abril de 2007

Coluna do Rafael Seidel

Polêmica

Mais uma vez, a notícia em pauta é a questão dos médicos de Caçador. Depois de uma entrevista coletiva do assessor Jurídico da Prefeitura, Rubiano Schimitz, enfatizando que o Executivo tem feito tudo da forma correta e que os erros são da Câmara de Vereadores, um leitor da coluna enviou algumas considerações, que estarão transcritas na íntegra:“Tenho acompanhado toda a questão dos médicos, os impasses entre a Câmara e a Prefeitura, os pedidos de aumento e as ameaças de novas greves. Acompanhei também as votações contrárias dos vereadores, seus motivos e os motivos apontados pela Prefeitura para que os profissionais recebam seu aumento. Somando tudo isso, além de dizer que não faço parte de nenhum partido político, tenho três considerações a fazer. A primeira diz respeito a qualidade da saúde de Caçador. O que eu acredito é que se o serviço público for de qualidade e funcionar de maneira correta, serão menos consultas no particular, gerando prejuízo aos médicos. A segunda diz respeito a vinda de médicos de outras cidades. A idéia bem parece com a da formação de um cartel, ou seja, se baixar as cargas horárias para 10 horas, ninguém, em sã consciência, vai querer deixar a sua cidade para vir trabalhar aqui em Caçador, fazendo com que os médicos daqui continue mandando. Já a terceira, pelo que noto, envolve mais coisas ainda. O objetivo é desviar a atenção dos caçadorenses com relação à péssima gestão de saúde, tirando a culpa de cima da Prefeitura e dos médicos e jogando toda ela em cima da Câmara.
Polêmica I
Mas pelo que parece, esse problema deverá acabar no dia 7, quando o projeto for votado pela Câmara. Conforme já adiantou o assessor jurídico da Prefeitura, qualquer que seja a decisão do Legislativo, os médicos deverão se ausentar, buscando as suas licenças-prêmio e férias.
Votações
Juntamente com o projeto dos médicos, a Câmara deverá votar o aumento para os servidores públicos municipais. Inclusive, o vereador Marcos Creminácio cobrou agilidade da Prefeitura em enviar o projeto para análise, para, segundo ele, não acontecer de novo como nos outros anos, quando o Legislativo teve poucos dias para analisar e discutir.
Candidato
Segundo alguns rumores dos bastidores, o vereador Deoclides Sabedot não deverá concorrer a cargos nas eleições do ano que vem. Na reunião dessa segunda-feira, ele se disse cansado de política, afirmando até que não agüenta mais.
Pérolas
De um secretário municipal em uma dessas reuniões: “O Conselho foi criando para aconselhar”. (??)

Nenhum comentário: