quinta-feira, 26 de abril de 2007

Campus da UFSC

Deu no site Caçador Online

"Secretário solicita instalação de campus em Caçador

25/04/2007 23:59 - Ass. Imp. SDR/Caçador

Na manhã desta quarta-feira, 25, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, Valdir Cobalchini (PMDB), foi recebido em audiência pelo reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Lúcio Botelho. Na audiência, Cobalchini solicitou ao reitor que no plano de interiorização da Universidade, Caçador seja contemplado com um campus.

Cobalchini entregou ao reitor um ofício com as justificativas da solicitação. O próximo passo deverá ser a vinda do reitor ao município, possivelmente junto com a Senadora Ideli Salvatti (PT), para que ambos possam tratar do pleito.

Segundo Cobalchini, a solicitação se justifica por uma série de razões. "Caçador e os municípios que compõe a nossa microrregião ostentam os piores Índices de Desenvolvimento Educacional de Santa Catarina", afirma. "Enquanto a média do estado no atendimento de 15 a 17 anos é de 0,52, a média de Caçador e da nossa região é de 0,32", explica.

Além disso, somente 2% dos jovens de 18 a 24 anos têm acesso à Educação Superior na microrregião de Caçador, enquanto em Santa Catarina este índice alcança 14% e a média nacional é de 11%. "Temos de reverter este quadro e isto só vai ser possível com muita ação e investimentos dos governos, municipal, estadual e federal", destaca Cobalchini.

AVANÇO

Segundo Cobalchini, durante sua primeira gestão a política educacional esteve focada nos ensinos fundamental e médio. Agora a prioridade passa a ser o ensino superior e profissionalizante. "Com o foco no ensino fundamental e médio, conseguimos um incremento em 40% nas matrículas", destaca o Secretário."

Nenhum comentário: