quarta-feira, 25 de abril de 2007

COLUNA DO RAFAEL SEIDEL


Empregos
Tenho acompanhado de perto os esforços do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego para alavancar os treinamentos milhares de desempregados que buscam por uma vaga em empresas através do Sine. As ações têm sido ousadas, buscando parcerias para realizar uma pré-formação dos trabalhadores. Nesta semana, um documento foi encaminhado ao secretário Valdir Cobalchini, expondo motivos para que a construção de um centro de treinamento seja efetuada. Dentre os motivos, destaque para as políticas públicas voltadas principalmente para as áreas de Ensino Fundamental e Médio, deixando diversas pessoas, “a margem dessa política educacional”. Conforme o próprio ofício expõe, a proposta é agressiva, mas é necessária para atender a demanda de desempregados. Aliás, a questão dos treinamentos está expressa na Lei do Seguro Desemprego, como sendo uma obrigação do Sine para com os trabalhadores.
Declaração
“Quero ver se aquele senhor vai ter coragem de dizer agora que estamos fazendo politicagem. Politicagem é o que ele está fazendo, passando a vida inteira às custas de Governos. Cada partido diferente que está no poder, ele dá um jeito de se infiltrar. Em menos de 48 horas depois de ter chegado um projeto até esta casa, estamos votando, para favorecer os servidores municipais”. Do presidente da Câmara, Antonio Gilberto Gonçalves, se referindo novamente às declarações do assessor Jurídico da Prefeitura, Rubiano Schmitz, que afirmou que os vereadores estavam fazendo politicagem ao não aprovarem o projeto dos médicos.
Pergunta
Por que os médicos de Caçador têm que receber um aumento de 52% e o “restante” dos servidores públicos municipais apenas 3,3%?
Reposição dos dias de greve
O vereador do PT, Marcos da Silva Creminácio, destacou na sessão extraordinária o fato de que os professores estaduais foram duramente criticados por estarem fazendo greve. “Inclusive eu, como professor, recebi diversos telefonemas, para que deixasse de fazer greve. Depois que a paralisação acabou, tivemos que repor todos os dias que ficamos parados, com aulas nos sábados. Quero só saber de uma coisa: Será que os médicos também vão ser obrigados a repor as horas que ficaram em greve?”.
Aumento
Creminácio ainda adiantou que estará encaminhando para apreciação da Câmara, um projeto para que os agentes políticos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) recebam um aumento igual o dos servidores públicos, acabando com as disparidades de reajuste que existem entre essas classes.
Audiência Pública
Uma audiência pública sobre a Segurança deverá acontecer em Caçador nos próximos dias, com a presença do secretário Estadual da Pasta, Ronaldo Benedet. A data ainda não está definida, mas o dia 7 de maio pode ser escolhido. O evento acontecerá no plenário Osvaldo Gomes, na Câmara de Caçador.
Informativo da SDR
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador está, desde segunda-feira, circulando, no final da tarde, um informativo com as ações do dia e os principais acontecimentos envolvendo a SDR em Caçador e na Região, além de uma agenda do secretário Cobalchini. Nos moldes do já conhecido Ex-Blog do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, que também circula todos os dias, a idéia da Regional é louvável.
Extraordinárias
As duas sessões extraordinárias da Câmara de Caçador, realizadas nesta terça-feira, 24, não foram remuneradas, de acordo com Lei aprovada pelos vereadores ainda no ano passado.

Nenhum comentário: