segunda-feira, 23 de outubro de 2006

O Veneno
.
É natural que candidatos e partidos em campanha tentem pintar os adversários com as piores cores. É normal também que se empenhem em embaraçar os movimentos do inimigo. Porém, há na atual cruzada eleitoral algo que foge aos padrões. Arma-se um clima de fim do mundo para depois da disputa presidencial.
.
Envenenou-se demais a atmosfera. Um lado, o de Alckmin, afirma que um novo governo petista acabaria antes mesmo de começar. O outro lado, o de Lula, confunde o noticiário legítimo sobre corrupção e perversões com uma aliança imaginária da mídia com setores da “direita”, para prejudicar o “pai dos pobres”.
.
PT e PSDB, as duas legendas que enxergam no horizonte a perspectiva de poder, precisam levar a mão à consciência. O discurso aguerrido, próprio de toda campanha, está a um passo de ultrapassar a fronteira que leva à retórica insana. O país não merece que os dois frutos mais viçosos que sua democracia foi capaz de cultivar entreguem-se agora a um flerte irresponsável com a ruptura institucional.
.
Aliados no combate à ditadura, petistas e tucanos não têm –ou não deveriam ter— o perfil de uma gente que o marechal Castello Branco, há mais de 40 anos, chamava de "vivandeiras alvoroçadas”. Gente que ia "aos bivaques bulir com os granadeiros e provocar extravagâncias do poder militar".
.
Mas as últimas semanas demonstram que o Brasil, embora já não tenha mais militares dispostos a extravagâncias, ainda não se livrou dos acessos de histeria política. Foram-se as aventuras fardadas, mas remanesce a idéia de “derrubar”, de “inviabilizar” governos legitimamente eleitos.
.
Considere-se, por mais provável, a hipótese de vitória de Lula. Foi escolhido em 2002 por 52 milhões de brasileiros. Prometera uma prosperidade de 10 milhões de empregos e uma moralidade de mosteiro. Noves fora os êxitos de uma administração por avaliar, entregou a estagnação do PIB e a corrupção.
.
A despeito disso, um número ainda maior de eleitores parece disposto a confiar-lhe um novo mandato. O que fazer? Respeitar a vontade popular. Permitir que Lula governe. Exatamente como aconteceu em 98, quando FHC foi reeleito. O “príncipe” conduzira um governo que também não foi nem imaculado nem próspero. Lula cansou de avisar que o dólar a R$ 1,20 era piada, que resultaria em recessão e desemprego. O eleitor não lhe deu ouvidos.
.
Agora, Alckmin e seus aliados estão roucos de avisar: a perversão que assola o governo e o PT não é culpa nem de José Dirceu nem de Delúbio Soares nem de Ricardo Berzoini. O culpado é Lula. Tendo se acercado da turma dos 40 e da súcia de aloprados, o presidente não teve pulso para limpar a área no primeiro desastre. Confraternizou com malfeitores, estimulando a reiteração dos malfeitos.
.
O eleitor está na bica de engolir a tese do “não sabia”. Paciência. É do jogo. O PSDB tem em seus quadros dois dos mais vistosos presidenciáveis de 2010: Serra e Aécio. Se insistir em jogar lenha na fogueira da histeria pós-eleitoral, o tucanato compromete o próprio futuro. Aviva um fogo que amanhã pode queimar os seus. Há denúncias apresentadas e investigações em curso. O STF e o TSE acompanham tudo. Para encrencas assim, não há melhor remédio do que o bom funcionamento das instituições. Deixe-se que as leis funcionem.
.
Blog do Josias

Um comentário:

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO porem estou tambem estou preocupado com as pesquisas eleitorais em sendo eleitor do Alkmim ja que estamos numa cruzada para salvar o país e o nosso papel aqui é tentar mastigar a realidade. Digeri-la e fornecer o alimento em partículas suficientemente pequenas para que o espírito possa absorvê-las. Então vou tentar abordar a polêmica por outro ângulo. Por que o assim chamado terrorismo eleitoral contra a oposição está sendo mais eficaz do que o seu antípoda? Por que vinte dias de propaganda negativa contra Geraldo Alckmin tiveram aparentemente mais efeito do que um ano e meio de propaganda negativa contra Luiz Inácio Lula da Silva? Não é uma questão fácil de responder. Conversei com um taxista na sexta-feira. Entrei no táxi e vi um adesivo de Alckmin (meio arrancado) e outro de Lula. Meu condutor votou em Alckmin no primeiro turno e diz que vai votar em Lula no segundo. Pergunto por quê.

- Porque as safadezas da turma do Lula tem quem controle. Tem a Polícia Federal, tem o Ministério Público, tem as CPIs. Mas quando o PSDB, não permitiu a realização de 69 CPIs e nem deixou um esclarecimento sobre o escandalo dos 400 vestidos da mulher do candidato e na epoca vendeu as estatais e ninguém podia fazer nada. Ninguém fez nada e não houve a gritaria que está tendo agora, eu pergunto vale a pena acreditar no PSDB. Alem do mais o conteudo do dossie dos sangue sugas o Serra elogia os parlamentares que conseguiram as ambulancias atraves de emendas no orçamento.ISSO SO VAI ACONTECER QUANDO CRIARMOS O PARTIDO HONESTIDADE BRASILEIRO