terça-feira, 3 de outubro de 2006

Folha de S.Paulo editorial

As escolas de lata são imorais (frias no inverno, um forno no verão, barulhentas em dia de chuva), nada as justifica, e, no entanto, as pessoas é que sabem a hora... Boa leitura! Ensino de lata

LEVANTAMENTO realizado pela Folha com base em dados do Prova Brasil mostra que o desempenho de alunos paulistanos que freqüentam as escolas de lata é praticamente o mesmo dos matriculados nos CEUs, os centros educacionais que oferecem piscinas, bibliotecas, teatro, laboratórios. Tal resultado não chega a ser uma surpresa. É claro que a infra-estrutura existente nos CEUs é importante e deveria estendida ao maior número possível de alunos. Mas também é óbvio que piscinas não ensinam matemática.

Quem o faz é o professor e no contexto de um projeto pedagógico. Sem isso as crianças não vão aprender, por melhores que sejam as condições materiais oferecidas. Para os alunos dos CEUs, a média na prova de língua portuguesa aplicada na 4ª série do ensino fundamental foi de 162,74 contra 159,02 obtidos pelos estudantes das escolas de lata. A diferença de 2,28% não tem relevância estatística. Em matemática, as notas foram respectivamente 169,37 e 165,45 (uma variação de 2,31%). É um desempenho bastante próximo da média da rede pública da cidade de São Paulo, que foi de 160,42 em português e 166,86 em matemática. Para o levantamento, foram usadas as notas de alunos de 20 CEUs e de 26 escolas de lata.

Os dados reforçam a convicção de que o principal desafio no campo da educação é promover uma revolução qualitativa, o que requer investir no aperfeiçoamento do professor e em projetos pedagógicos. A infra-estrutura é importantíssima e, sob vários aspectos, pode fazer grande diferença. Um exemplo: o aluno submetido às condições degradantes da escola de lata -onde ele passa calor no verão e frio no inverno- tem maiores chances de abandonar precocemente os estudos.

No mais, os CEUs não servem apenas à educação. Funcionam também como pólos de cultura, esporte e lazer para toda a comunidade em seu entorno.

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