quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Vereador questiona critério de repasse
.
Ass. Imp. Câmara Municipal
.
O vereador Jorge Antonio Savi (PPS) fez duras críticas quanto a falta de critérios da administração municipal em repasses de recursos para entidades. Ele falou que existe discriminação dentro da prefeitura e que algumas instituições são prejudicadas, para que outras sejam beneficiadas. Savi citou um projeto que autorizava repassar recursos para a Associação Coral Aurora, dizendo que votaria contra, não pela instituição beneficiada, mas pela falta de critério.
.
Já passaram vários projetos e solicitações por esta casa de repasses para outras entidades sérias de nossa cidade, que fazem um trabalho exemplar e a administração não autorizou o repasse, alegando falta de recursos. “Agora encaminham um projeto, liberando cinco mil reais para o Coral Aurora. Como que para os outros não tinha dinheiro e agora tem. Qual o critério para beneficiar umas e deixar outras sem qualquer ajuda do Poder Público”, questionou.
.
Ele lembrou que para o próximo ano, todas as entidades que quiserem recursos do Município, terão que encaminhar a solicitação até o dia 31 de março, junto com o plano de trabalho e gastos. “Desta forma iremos acabar com estas distorções e todos terão o mesmo tratamento, pois fora deste prazo ninguém poderá ser atendido”, explicou ele, que foi o autor da emenda na LDO.
.
O vereador José Carlos Pereira dos Santos (PP) aparteou o colega e reforçou a tese, dizendo que realmente é preciso fazer uma reavaliação da situação, citando o caso da Polícia Militar, que segundo ele teve que “passar o chapéu” nas empresas, para conseguir angariar recursos para as camisetas dos alunos, que se formaram no PROERD no último sábado.
.
“Acho que a coisa está muito sem critério, pois alguns conseguem recursos e outros não conseguem nada, apesar do trabalho sério e comprovado, como é o caso da Polícia Militar”, disse.
.
.
Acidentes
.
O vereador Antonio Gilberto Gonçalves (sem partido) afirmou que novamente pelo setor de trânsito não atender as sugestões dos vereadores, um acidente ocorreu, ocasionando ferimentos graves numa criança. Recentemente, o vereador José Carlos Pereira dos Santos (PP) havia solicitado uma lombada na Rua Luiz Tortato, pois os motoristas estavam excedendo na velocidade. O setor competente afirmou apenas quea mudança estava em estudos, mas na semana passada uma criança foi atropelada no local. Para Gonçalves, várias situações poderiam ser evitadas se as indicações fossem atendidas.
.
.
Transporte escolar em debate
.
O vereador Marcos da Silva Creminácio (PT), alertou para um problema que pode se tornar muito sério em 2007, se alguma coisa não for feita de forma urgente. Ele se refere ao transporte escolar para alunos de ensino médio, que segundo ele, poderá ser cancelado, num impasse entre Prefeitura e Estado. “Os alunos estão sendo avisados nos ônibus que no próximo ano eles não terão transporte e isso está gerando grande preocupação, pois é um direito deles”, questionou.
.
Creminácio disse ainda que as escolas da rede pública estão em situação preocupante e que muitas vezes as Associações de Pais e diretores precisam fazer malabarismos para comprar material de limpeza e fazer pequenas reformas. “Estão fazendo aquilo que o Estado e Município deveriam fazer mas não fazem”, falou.
.
O assunto rendeu comentários acalorados de vários vereadores. Telmo Silva (PP) disse que a situação mais preocupante nas escolas da rede estadual, que acumulam as maiores queixas. Alcedir Ferlin(PMDB) rebateu, dizendo que em dois anos a Prefeitura não havia construído uma sala de aula sequer. Gilberto Gonçalves disse que além de não construir, a administração está fechando escolas e creches, trabalhando no sentido contrário

Nenhum comentário: