domingo, 17 de dezembro de 2006

O PÉ QUENTE
.
Lula nas nuvens

Da Folha de S.Paulo, hoje:

"Às vésperas da transição entre o primeiro e o segundo mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surge como o presidente mais bem avaliado da história do Brasil e cercado de uma forte expectativa positiva entre a maioria dos brasileiros: 59% esperam um segundo mandato ótimo/bom.
O principal legado do primeiro mandato, segundo nova pesquisa nacional do Datafolha, é uma diminuição na percepção de problemas relacionados à miséria e ao desemprego e um aumento relativo de dificuldades em outras áreas, como saúde, educação e corrupção.
Lula, que venceu a eleição com mais de 20 milhões de votos de diferença em relação ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) após uma campanha dominada por denúncias contra seu governo, é apontado espontaneamente por 35% dos entrevistados como o melhor mandatário que o Brasil já teve.
O percentual equivale a praticamente o dobro da preferência obtida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no final de 2002 (18%), quando o tucano encerrou seu segundo mandato.
Na pesquisa atual, enquanto Lula tem 35%, FHC caiu para 12%. Os próximos mais bem avaliados são Juscelino Kubitscheck (11%), Getúlio Vargas (8%; 21% entre os com mais de 60 anos) e José Sarney (5%).
Lula também encerra o primeiro mandato com 52% dos brasileiros considerando seu governo ótimo/bom, o maior patamar entre quatro presidentes avaliados pelo Datafolha desde a redemocratização. O melhor índice até aqui (53%) pertence ao próprio Lula, obtido às vésperas do 2º turno eleitoral de 2006."

Assinante da Folha leia mais aqui.

"A maioria dos brasileiros acredita que sua situação econômica vai melhorar no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa positiva atinge 55% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha, e é praticamente igual à registrada pouco antes da primeira posse de Lula, em 2003 (54%).
O recorde de expectativas positivas com o atual governo se deu em dezembro de 2004 (ano em que o país cresceu 4,9%), quando 65% dos brasileiros esperavam uma melhora em seu padrão econômico.

Em relação ao desemprego, os entrevistados se dividiram em praticamente três partes iguais entre os que acreditam que ele deve aumentar (34%), diminuir (32%) e ficar exatamente como está (31%)."

Assinante da Folha leia mais aqui.
.
Blog do Noblat

Nenhum comentário: