segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Coluna do Rafael Seidel

Mudanças políticas
Nem mesmo chegamos a 2008 e as modificações no quadro dentro da Câmara de Vereadores já iniciou. Partidos rivais até então começam dar ares de que irão tentar, no próximo pleito, uma vaga ao sol juntos. PMDB e DEM estão andando juntos, votando juntos e discutindo juntos. PT e PP também deram mostras de que uma possível aliança pode acontecer, mesmo que ainda seja rejeitada por muitos partidários de ambos os lados. Apenas o PPS, representado pelo vereador Jorge Savi ainda não mostrou de qual lado irá ficar. Sondado pelo PT, decidiu manter a sua posição de não apoiar nem criticar ninguém. Nos bastidores, afirma que não vai mais buscar uma vaga no Legislativo. No entanto, muita água pode passar sob a ponte da política de Caçador e as coisas podem mudar.
Mudanças políticas I
Se esses acertos realmente se mantiverem para o próximo ano, o prefeito Saulo Sperotto ficará sem nenhuma sustentação dentro da Câmara, já que PP e DEM são os seus aliados hoje. Se isso acontecer, teremos uma cena inédita na política caçadorense. Há quem diga que isso é pura falta de estratégia.
Acordo
Outro detalhe que parece ameaçado é um acordo de cavalheiros entre a oposição para a sucessão presidencial na Câmara, que se manteve firme até agora. O fato é que disputas internas podem mesmo levar à quebra desse acordo, deixando um clima bem complicado para aqueles que até agora haviam se mostrado um tanto quanto “unidos”.
Nomeação
Lideranças do PMDB ainda estão inconformadas com a nomeação do tucano Chico Stefanes para o cargo de diretor-geral da SDR. O por quê? É que a caneta estava na mão do governador Luiz Henrique, que até então não havia assinado a favor de ninguém. A luta dos peemedebistas era para colocar Beto Comazzetto neste cargo. O que os deixou indignados é que LHS viajou e deixou Leonel Pavan, o vice-governador no seu lugar. Pavan é do PSDB. Rapidamente, o problema da falta de indicação em Caçador foi resolvido. O vice assinou a favor dos tucanos ainda na semana passada. Só na tarde desta terça-feira, 30, quando foi publicado no Diário Oficial que os peemedebistas ficaram sabendo. Nem mesmo Stefanes esperava por isso. Mas enfim, está determinado e ele deve assumir nesta quarta-feira.
Esclarecimento
Recebi já há algum tempo, a resposta de uma nota publicada na coluna anterior a esta, que publico na íntegra: “Em resposta ao que foi publicado na coluna de Rafael Seidel nesta quinta-feira (dia 4 de outubro), sobre as profissionais do sexo, seguem as considerações da Secretaria Municipal de Saúde de Caçador, assinado pelo secretário de Saúde, Vilso Soares e enfermeira Paula Xavier.Os profissionais do sexo sejam homens ou mulheres são pessoas que batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; propagandeiam os serviços prestados., são indivíduos que têm direitos e deveres como qualquer cidadão sem qualquer discriminação. O Sistema Único de Saúde tem em seus princípios a universalidade do atendimento, e portanto saúde é um direito de todos. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de prevenção as DST/HIV/AIDS vem trabalhando continuamente nas ações de prevenção para todos os segmentos e categorias de exposição.Em relação à nota publicada, gostaríamos de ressaltar que temos cadastradas em nosso serviço diversas profissionais do sexo onde as mesmas recebem mensalmente 30 preservativos e gel lubrificante, bem como, é fornecido para as casas noturnas que procuram nosso serviço caixas de preservativos mensalmente.Além da distribuição do preservativo também são fornecidas orientações de promoção de saúde, quanto cuidados que devem tomar com seu corpo, mudanças no estilo de vida como reduzir a ingesta de álcool e fumo. Oferecemos também teste de HIV e consulta médica sempre que necessitaram . Nosso serviço sempre esteve de portas abertas e sempre que fomos nas casas onde as mesmas trabalham , nos receberam muito bem. Fica aqui o convite para o jornal, caso queiram nos acompanhar na próxima semana faremos palestra em uma das casas de nossa cidade”. “Nosso objetivo é trabalhar em relação a:Negociar com o cliente o uso do preservativo Passar gel lubrificante à base de água Reconhecer doenças sexualmente transmissíveis (DST) Fazer acompanhamento da saúde integral /preventivo do CA de mama e colo de uteroRealizar campanhas sobre os riscos de uso de hormônios Denunciar violência física Denunciar discriminação”.
Esclarecimento I
Esta coluna é democrática. Qualquer pessoa que se achar no direito de responder qualquer publicação aqui, pode enviar para o e-mail que fica no topo da página.

Nenhum comentário: