sexta-feira, 1 de junho de 2007

Coluna do Rafael Seidel

Definido
Há alguns meses, escrevi aqui nesta coluna, que o vereador Antonio Gilberto Gonçalves, que até então estava sem partido, poderia ser o mais novo integrante do Partido dos Trabalhadores. Fontes internas do PT, na época, afirmavam veementemente, que isso não aconteceria, já que o nome do até então vice-presidente da Câmara não seria aprovado pela Executiva do partido. Já dizia um velho ditado que as coisas mudam com o passar do tempo. E mudaram. Ainda não é oficial, mas Gonçalves, agora então presidente do Legislativo, fará parte novamente do PT. No entanto, ainda há quem diga que esse casamento entre Gonçalves e o Partido poderá logo resultar em divórcio. Na verdade, a posição firme de oposição do vereador e a sua participação dentro de um Sindicato pesou e muito para que a sua filiação fosse aceita pela maioria dos membros da Executiva do Partido dos Trabalhadores. Agora, ganha com certeza o PT, já que terá duas cadeiras na mesa diretora da Câmara e ganha ainda mais o vereador, já que reforça a sua idéia, mesmo que discreta, de disputar um cargo maior no Município no próximo ano.Gonçalves, que ficou alguns anos dentro do PDT, conquistou a vaga de vereador em uma coligação com o próprio PT. Essa coligação depois foi desfeita, quando o também candidato, mas não eleito, Gilmar Ramos, aceitou um cargo dentro da Prefeitura, fazendo com que a situação ficasse complicada, pois o vereador eleito pelo seu partido era oposição dentro da Câmara. Gonçalves foi duramente criticado por tomar uma posição contrária a do Partido e se ausentou, abrindo uma margem ainda maior entre o Executivo e o Legislativo. Há alguns dias, o vereador afirmou que poderia estar voltando ao PDT , depois de um convite feito pelo prefeito João Batista Degeroni, de Calmon. Já que as disputas dentro do PDT local ainda permanecem, nada foi concretizado, apenas a proposta ficou no ar. Agora, é esperar para ver a posição do PT em 2008, procurando um espaço já alargado e muito para chegar à Prefeitura.
Parabéns
Hoje, 1ª de junho de 2007, comemora-se 6 meses. Do que? Da greve dos médicos. Opine no mural do Portal. Diga o que você acha sobre essa situação em Caçador.
Médicos
E, próximo da data deste aniversário, está de volta este assunto, mas agora, mais secreto do que nunca. Uma reunião a portas fechadas, entre Ministério Público, Prefeitura e Câmara foi realizada para definir que mais um projeto, o sexto, será enviado pelo Executivo ao Legislativo. Esse, quem sabe, se for mais flexível, atendendo o que a população realmente necessita, que é a presença de médicos e não a sua ausência, poderá ser aprovado pelos vereadores.
Saúde
E o caos dos médicos pode estar derrubando mesmo a atual secretária de Saúde, Cleoni Figur. Para o seu lugar, o padre Flávio Tartari foi sondado, mas não aceitou o imensurável convite de assumir uma verdadeira “bomba”. Segundo fontes da coluna, o suplente de vereador, Telmo da Silva, que se ausentou da Câmara na semana passada, poderá assumir o cargo. No primeiro ano da admnistração do prefeito Saulo Sperotto, a mesma proposta foi feita nos bastidores para o suplente, que preferiu não aceitar.
Ameaças
A ameaça para o uso da força física continua sendo uma forma, no pensamento de alguns, de se buscar algo em Caçador. Erroneamente, isso é coisa de pessoas que não têm idéias suficientes para reverter as situações apontadas em alguns setores e querem fazer a sua vingança. Situação similar aconteceu em uma data festiva no início deste ano.
Falhas
Prefeito Saulo Sperotto aproveitou a inauguracão da Farmácia Popular do Jonas Ramos para verificar como estava o atendimento no local. Ele inclusive cobrou a presença de mais um médico no local, pois apenas um estava atendendo no momento.

Nenhum comentário: