terça-feira, 19 de junho de 2007

Coluna do Rafael Seidel

E, eles voltaram
Sim, eles voltaram. Os médicos de Caçador, que mantiveram uma greve de quase 7 meses, retornaram aos seus postos de trabalho nesta segunda-feira, 18. Na verdade, a decisão saiu depois de a paralisação ter sido considerada ilegal pela Justiça. A questão ainda estava se arrastando nos bastidores, mesmo depois do projeto enviado pela Prefeitura para a Câmara ter sido aprovado. Até então, os argumentos eram baseados em uma falta de aumento salarial, graças a não aprovação dos 5 projetos anteriores, que previam a redução da carga horária. Neste último, a carga horária foi mantida e os salários foram aumentados, de acordo com o que era exigido pela classe. O que ainda revolta é o fato de a população ter ficado à mercê da falta de atendimento durante todo esse período. Aliás, foi exatamente neste meio tempo que a Prefeitura contratou uma Cooperativa, que tinha no seu quadro de funcionários um falso médico, que foi preso em Caçador. Não bastassem todos esses problemas, a cerca de uma semana, a secretária de Saúde, Cleony Figur, se afastou do cargo, argumentando que iria fazer um curso, mas que se manteria na Secretaria, só que não atuando como responsável pela Pasta. No seu lugar, entrou a secretária adjunta, Margot Siqueira, que cumpre a função de secretária interina. No entanto, um motivo também pode ser apontado para o retorno dos médicos. Na verdade, a Justiça estipulou uma multa de R$ 5 mil por dia caso a solicitação para a volta não fosse cumprida. Diz o ditado que quando pesa no bolso, a coisa complica. Agora, aliado a tudo isso, existe ainda a questão do cartão ponto para esses profissionais, já que isso uma vez havia sido questionado. O que se pode fazer agora é apenas esperar para ver o que realmente vai acontecer.
Trombonista
Dizem por aí que os médicos nadaram, nadaram e morreram na praia e não conseguiram o que tanto queriam: diminuir a carga e ganhar mais. Isso nem corneteiro não é mais, é o tal do trombonista mesmo.
Feinacc
E na tarde desta segunda-feira, 18, as entidades que pretendem realizar a Feinacc neste ano estiveram reunidas na Prefeitura. Da reunião, uma definição: 90% de chance da festa acontecer. No entanto, ainda está marcada uma reunião para esta quarta-feira, 20, para se bater o martelo sobre o assunto.
Feinacc I
Uma peculiaridade foi o não comparecimento do representante da Associação Empresarial de Caçador (Acic) no encontro. Na verdade, nas reuniões passadas, já houve controvérsia entre o presidente Jovelci Gomes e os demais organizadores. O argumento é que o evento foi criado para ser realizado a cada dois anos e como já aconteceu no ano passado, deveria se fazer novamente em 2008. Gomes tem um aliado de peso nesta questão, haja vista que o prefeito Saulo Sperotto não quer que a festa aconteça este ano, pois afirma que está muito em cima da hora para se organizar. No entanto, ele afirma que no ano que vem, poderia se realizar com certeza, já que a verba do Funturismo seria liberada para isso. Agora, o problema aumenta ainda mais, já que bate de frente com as questões políticas, pois em 2008, acontecem as eleições municipais, exatamente no mês que a festa seria realizada, outubro. Só que pelo andar da carruagem, a festa acontece mesmo nesse ano.
Show
E segundo fontes da coluna, um show que já está com a vinda garantida para a Feinacc é da banda de pop-rock Jota Quest. Os fãs já estão em polvorosa e prometem fazer muita festa.
Jovens
O Núcleo de Jovens Empreendedores da Acic está mostrando a que foi criado. A organização da Feira do Jovem Empreendedor, que acontece na Festa da Fogueira e do Quentão está correndo a mil. Nesta segunda, em uma reunião, já foram feitas mais algumas definições e nesta terça, um grupo já vai até o parque para analisar os espaços de exposição. Isso mostra vontade de trabalhar e organização. Aliás, em 20 anos de Festa da Fogueira, este foi o primeiro que aconteceu um coquetel de abertura, organizado pelo Núcleo.
18/06/2007 21:34 - rafael@cacador.net

Nenhum comentário: