Mais um capítulo da novela... Os médicos de Caçador
A população já está cansada de ouvir a mesma história de que os médicos só voltam a trabalhar se o projeto, que reduz a sua carga horária e aumenta o seu salário, for aprovado. Na verdade, a situação foi muito bem resumida na sessão desta segunda-feira, 9, da Câmara de Vereadores. Os membros do Legislativo lembraram que pelo projeto, os médicos exigem um reajuste de mais de 40%. Isso é totalmente inviável, já que, realmente, no próximo mês, os servidores devem ganhar um aumento salarial de apenas 3%. Então, por que os médicos tem que ganhar mais aumento? Porque estudaram mais? Sim, mas e os professores, não estudaram também? Se vidas estão em jogo no trabalho dos médicos, então por que eles não voltam ao trabalho e tentam negociar nesta posição? Não há justificativa que leve a se ter uma disparidade de reajuste tão grande. Além disso, alguns vereadores lembraram muito bem: Não há motivo para atender o pedido para um reajuste desses. Se assim for, os mais de 1700 funcionários públicos municipais também teria esse direito. Outra situação, lógica, é a de que, se já estão faltando médicos em Caçador, como é que os contratados pela Prefeitura ainda querem reduzir a sua carga horária? A afirmação de que eles só estão pensando no bem-estar deles e não na Saúde está se mostrando verdadeira. Aliás, a população que não tem como pagar um médico particular é que está perdendo com esta briguinha. Sem médicos, o atendimento é falho. Com médicos, mas sem o reajuste e a redução de carga horárias, o atendimento é mais complicado ainda, já que teremos o cenário em que profissionais trabalham descontentes com a sua função e não irão dar o melhor de si para salvar vidas. Na verdade, a questão se resume da seguinte maneira: A Prefeitura de Caçador está se ausentando do compromisso com os médicos e está jogando toda a “bomba” para cima da Câmara de Vereadores. Estes, por sua vez, não irão aprovar o projeto em que há uma redução de carga horária, para não assumir a culpa da questão da Saúde de Caçador, que é, sem dúvida nenhuma, falha. E no meio de tudo isso, está o povo.
Despesas
Despesas
Na semana passada, o presidente da Câmara, Gilberto Gonçalves, afirmou que vai conter despesas para em breve instalar o ar condicionado na nova sede do Legislativo e também comprar os móveis novos para o plenário Joaquim Scolaro. Este será inaugurado oficialmente com a presença da família do homenageado. "Bem ao estilo italiano", promete o presidente.
Lula
Lula
Ainda na sessão de segunda-feira, os vereadores Beto Comazzetto, Gilberto Gonçalves e Telmo Silva destacaram a entrevista dada ao programa Show Business, da Rede TV, por Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Planejamento do Governo Lula, do PT. Segundo Comazzetto, as melhorias na questão econômica são muito visíveis e isso é digno de elogios. Ele enfatizou que os índices nunca foram tão promissores como os do atual Governo. O vereador representante da sigla na casa, Marcos Creminácio foi parabenizado por Comazzetto.
Reforma
Reforma
O vereador Marcos Creminácio destacou seu descontentamento com as Reformas administrativas realizadas pelo governador Luiz Henrique, quando não foram incluídas as eleições para diretores das escolas. “Como educador que sou, acredito que esse cargo, de diretor, deveria ser com eleição direta, como é feito em outros estados, como o RS e PR”, acentua, afirmando que lamenta que o nosso estado esteja no atraso.
Estrada de Timbó
Estrada de Timbó
Definido o dia para a assinatura do contrato com a empresa responsável pelo reinício da construção da SC 478, que liga Timbó Grande à BR 116. Será no dia 5 de maio, quando o governador Luiz Henrique estará na região. Além desse, ainda será assinado o contrato para a implantação da empresa Guararapes aqui em Caçador.
Frase
Frase
“Com a situação da Saúde em Caçador do jeito que está, ainda existem cidades que estão vindo para cá copiar o modelo de gestão empregado nesta área. Eu não aconselho!”. Do vereador Antonio Gilberto Gonçalves, ao se referir à questão de que os gestores de Saúde da cidade gaúcha de Sananduva viriam para Caçador se basear no modelo aplicado aqui.
Situação
Leitor bem humorado da coluna envia foto e comentário falando a respeito da situação de algumas ruas de Caçador. “A rua José Edegar Thomé, no Berger, esta pedindo socorro, virou um pesque-pague. Isso é uma vergonha. Quem quiser, pode vir até aqui e conferir. Esta rua já foi palco de discussão, onde tinha até um vereador querendo colocar concreto sobre o asfalto. Pelo jeito isso vai ser necessário para solucionar os buracos”. O recado está dado.
Situação
Leitor bem humorado da coluna envia foto e comentário falando a respeito da situação de algumas ruas de Caçador. “A rua José Edegar Thomé, no Berger, esta pedindo socorro, virou um pesque-pague. Isso é uma vergonha. Quem quiser, pode vir até aqui e conferir. Esta rua já foi palco de discussão, onde tinha até um vereador querendo colocar concreto sobre o asfalto. Pelo jeito isso vai ser necessário para solucionar os buracos”. O recado está dado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário