domingo, 30 de setembro de 2007

OS JUROS DO FINANCIAMENTO HABITACIONAL

Se você pretende comprar uma casa financiada, saiba que não será fácil, especialmente se depender de financiamento das instituições bancárias oficiais. Apesar da intensa propaganda, os juros são extorsivos, e a propaganda dos bancos e do governo é mentirosa.
A Caixa Federal, que ainda lidera este tipo de negócio no Brasil, também cobra juros estratosféricos. Então se prepare, adquirir a casa própria no Brasil, é uma aventura e tanto, freqüentemente os trabalhadores brasileiros comprometem boa parte do seu vencimento com as prestações desses financiamentos.
Lembro-me de que na campanha presidencial, o candidato do PSDB, prometeu um programa de financiamento que não comprometesse, mais do que quinze por cento do salário dos trabalhadores. Na verdade era uma promessa que o próprio candidato sabia que não iria realizar.
Em geral os trabalhadores que financiam a casa própria, nos bancos oficiais, gastam mais do que vinte e cinco por cento dos seus salários com as prestações. Agora pense em todos os demais compromissos, que devem ser honrados com os demais setenta cinco por cento que sobra do salário.
Na Noruega, um país, que em nada se parece conosco, felizmente para eles, vigora um sistema de crédito habitacional, onde praticamente todos os noruegueses possuem as suas casas próprias tão logo se casem. Nós, por outro lado, temos um sistema africano de financiamento habitacional, que governantes imbecis e cínicos vivem a saudar, como uma grande realização, quando em verdade são verdadeiras arapucas, que criam inúmeras dificuldades para os trabalhadores.
No ano passado adquiri a casa própria, eu e minha companheira, ambos temos 4 empregos e comprometemos mais de vinte por cento de nossa renda com as prestações da casa. A duras penas temos honrado os compromissos com a Caixa Federal, porque fizemos um mínimo planejamento.
Mas o que fizemos, infelizmente, está inacessível para noventa por cento dos brasileiros, por várias razões, especialmente os critérios para a concessão desses financiamentos: a) Não é para qualquer imóvel; b) Não se pode ter nenhuma pendência financeira; c) deve-se comprovar rigorosamente a renda, e por ai vai.
Pois bem, o resumo da ópera, é o óbvio, mas muitos desconhecem. Os financiamentos habitacionais no Brasil são excludentes, e não existe nenhuma iniciativa para mudá-los.
Vejo muitas pessoas que gostariam de fazer o dito financiamento e não conseguem. Porque? Porque os mesmos são formatados, como um grande negócio para os bancos, e uma arapuca para os que desejam o financiamento.
A propaganda do governo federal, com o jogador Raí de símbolo, que era até recentemente veiculada nas televisões era mentirosa. Só mesmo num país desorganizado e sem prioridades claras, o financiamento de um carro é mais fácil, do que o financiamento da casa própria.

Nenhum comentário: