sábado, 7 de março de 2009

Crise empurra 88 mil para o subemprego

deu na folha de s.paulo

A crise econômica empurrou, entre outubro de 2008 e janeiro passado, 88 mil pessoas para o subemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país, formando um contingente de 709 mil subocupados, de acordo com o IBGE.
Subocupados são pessoas que buscam trabalhar mais horas e estão disponíveis para assumir uma jornada maior imediatamente -para conseguir, provavelmente, uma remuneração maior-, mas que, diante da crise, só obtêm biscates e serviços em tempo parcial.
No período entre outubro e janeiro, justamente posterior ao agravamento da crise, a subocupação acumulou alta de 14,2% em relação ao total de trabalhadores que estavam nessa condição (621 mil).
Em janeiro, o subemprego avançou 11% ante o mesmo mês do ano anterior e repetiu a tendência já vista em dezembro -alta de 10,2% nessa comparação, segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE compilados pela Folha.
Foram afetados brasileiros como Gabriela Paiva, 22, que trabalhava na loja de uma financeira no centro de Niterói, fechada logo após a crise de crédito detonada no fim do ano passado. Agora, ocupa parte da semana com a venda de anúncios para um jornal de bairro e ganha, no máximo, R$ 300 por mês em comissões.

Nenhum comentário: