domingo, 29 de março de 2009

O racismo de Lula, de novo

A crise foi causada por gente "branca e de olhos azuis", disse hoje Lula, entre outros disparates. Estava ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
Disse mais: "Não conheço nenhum banqueiro negro ou índio. Só posso dizer que as pessoas desta parte da humanidade foram as maiores vítimas do mundo e elas não podem pagar por isso". "Desta parte" deve ser o mundo pobre, de países com muita gente de pele escura. Lula, dirá o lulismo, estava apenas traduzindo de modo popular, digamos, a sua "geopolítica da crise". Sim, deve ser verdade, dada a névoa tumultuada e rudimentar que é a compreensão luliana das coisas.
Mas, ainda assim, a gente fica a pensar o que diria Lula se confrontado, na bucha, com o caso dos eslavos do Leste Europeu, por exemplo, tantos de olhos azuis e sofrendo com a crise, para nem falar dos "blue eyes" do proletariado americano. Também são "white mischief"? E o caso dos CEOs negros de bancões americanos? Sim, a gente sabe que não se argumenta diante de tais maluquices. Era apenas uma tentativa imaginária de testar como Lula reagiria se contraposto, na lata, às próprias bobagens.
Numa série de posts ("O racismo de Lula 1", "2" e "3" e "O fanatismo lulista e os portais do inferno") que acabou por me levar a conhecer muita gente maluca e fanática, observei um dia que Lula era racista (ele dizia naquela vez que, dada a "mistura de negro, índio e europeu", o povo brasileiro era mais "esperto" que a média). Ouvindo as bobagens mais recentes de Lula, dizer que o presidente seja racista talvez seja mesmo uma imprecisão.
Lula vive num universo mental em que se confundem sentimentalismos, falta de discernimento intelectual, esperteza, preconceitos populares, intuição aguda, capacidade de liderança e ignorância. Dessa névoa, vez e outra saltam essas besteiras racistas, tão desarticuladas como tantas outras "teses", digamos, de Lula. Dizer que Lula é racista pode, pois, passar a impressão de que os preconceitos do presidente seriam elaborados demais.
O problema maior, enfim, está no fato de Lula ser a pessoa mais televisionada, radiodifundida etc etc do país. É muito popular, o que torna ainda mais grave a difusão que faz de tolices e preconceitos, que contribuem para a imbecilização do debate público.
Escrito por Vinicius Torres Freire

Nenhum comentário: