quinta-feira, 26 de março de 2009

Queda de arrecadação, corte de orçamento federal e Presidencialismo

Rudá Ricci


A arrecadação de impostos e contribuições do governo federal caiu 27% em fevereiro na comparação com janeiro. De acordo com dados divulgados pela Receita Federal, foram arrecadados R$ 45,106 bilhões no mês passado. Esse é o pior resultado desde maio de 2006. Esse é o segundo mês consecutivo de queda na arrecadação em relação ao mês anterior e o quarto em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com fevereiro de 2008, a queda foi de 11,5% (descontando a inflação do período).
Esta foi a base de informações para o Ministro Paulo Bernardo anunciar, hoje à tarde, corte de R$ 21,6 bilhões no Orçamento de 2009. Também decidiu reduzir o superávit primário, que este blog anunciava desde o final do ano passado (mas que vários economistas duvidavam). De 3,8% do PIB para 3,3% do PIB.
O governo comenta, em off, que meterá a mão no Fundo Soberano e reduzirá drasticamente a taxa SELIC nos próximos meses.
Tudo é possível, mas tenho a impressão que Lula vai centralizar ainda mais o poder federal na execução orçamentária, diminuindo o peso dos outros entes federativos. Vai revirando a premissa municipalista da Constituição Federal e se fortalecendo, pouco a pouco, o lulismo (já com cheiro de neo-getulismo).

Nenhum comentário: