sexta-feira, 13 de julho de 2007

Não existe "salvação" fora da Igreja Católica

Quando se pensa que a Igreja Católica está se esforçando para reconquistar as ovelhas debandadas de seu rebanho, eis que vêm considerações nada amistosas do Papa Bento XI em relação ao ritual da igreja e aos protestantes.
Um documento publicado pelo papa quando ele era cardeal e que agora foi revisado, deverá ser divulgado nesta quinta-feira, segundo fontes do Vaticano.
No documento, o papa reivindica que as missas sejam feitas em Latim, mas o item mais polêmico está na declaração que a Igreja Católica é a única que poderá dar salvação aos cristãos e que as igrejas protestantes são ‘incompletas’.
Bispos e padres católicos estão desapontados com a divulgação deste documento. Segundo eles, a missa em latim será um retrocesso e a declaração da ‘plena’ salvação só no catolicismo afastará o diálogo ecumênico com as outras igrejas cristãs.
É esse autoritarismo e indiferença do catolicismo que afasta milhares de fiéis no Brasil e que esvazia seus templos em várias partes do mundo. O papa agora é Deus para definir quem será salvo?
Meu Deus, quanta prepotência! E os escândalos no seio da Igreja Católica envolvendo os padres, será que Deus vai salva-los só porque são católicos?
Será que já não chega os políticos com suas representações fajutas e agora teremos que engolir também o fundamentalismo católico?
Jesus, tenha misericórdia de nós, pois seus ‘representantes’ não sabem o que dizem.
Vagner Rosa

Nenhum comentário: