segunda-feira, 30 de julho de 2007

Crônica do Márcio Goes

A LÓGICA DA TRAGÉDIA
João dos sonhos azuis entra correndo na prefeitura, meio ofegante e com cara de desesperado:
- “Quero falar com o prefeito!... Onde ele está?”
A secretária, muito educada, lhe responde:
- “O prefeito está muito ocupado, inaugurando um pé de couve e depois vai inaugurar meio metro de asfalto casquinha num bairro de nossa cidade, em seguida vistoriar os portais das escolas... Creio que não poderá lhe atender hoje, senhor.”
- “Mas meu caso é urgentíssimo!...”
- “Do que se trata, senhor?”
- “Bati meu carro... quer dizer, meu fusquinha azul!...”
- “ E como aconteceu este acidente, senhor?...”
- “Faltou freio na descida, a pista estava molhada e bati na traseira de um chevete...”
- “Me desculpe, senhor, mas acho que a prefeitura não tem nada a ver com isso.”
- “Por que não? O que vocês têm contra fusca e chevete? Por acaso eles não são carros?”
- “Não é nada disso... Acontece que este acidente não é responsabilidade da prefeitura, e sim do proprietário do veículo.”
- “Como assim?... Eu bati nas ruas desta cidade!...”
- “E por que bateu?”
- “Faltou freio e a pista estava molhada, eu já disse!”
- “A prefeitura não tem nenhuma responsabilidade sobre os freios de seu veículo, senhor...”
- “ Ôpa!... Não é qualquer veículo. É o meu fusquinha azul!...”
- “ Pois bem! A prefeitura não tem nenhuma responsabilidade sobre os freios de seu querido e idolatrado fusquinha azul...”
- “Pois bem, digo eu! Raciocine comigo: Dias atrás um avião perdeu o controle no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando cerca de duzentas pessoas. Certo?”
- “Certo! Só quem estava em Marte nos últimos dias não sabe deste acontecimento...Mas o que isso tem a ver com o seu acidente?”
- “Olha, graças à Deus ninguém morreu no meu acidente, mas eu tive danos materiais e o prefeito vai ter que ser responsabilizado.”
- “Isso não tem fundamento!”
- “Continue seguindo meu raciocínio: O avião desgovernado era da TAM, não conseguiu pousar por causa da pista molhada e de alguns problemas de manutenção, mas todos estão responsabilizando as autoridades: é o prefeito da cidade, é o governador de São Paulo e até o presidente teve que dar um pronunciamento à nação...”
- “E daí?”
- “Assim como as autoridades estão sendo responsabilizadas pela tragédia com o avião da TAM e a responsabilidade da empresa parece estar em segundo plano, sinto-me no direito de responsabilizar o senhor prefeito pelo meu acidente com meu fusca azul e deixar minha responsabilidade também em segundo plano, respeitadas as devidas proporções... Tem lógica ou não tem?...”
Márcio Roberto Goes

Nenhum comentário: