sábado, 14 de julho de 2007

PSOL, UMA TENTATIVA INCOMPLETA

O PSOL, surgiu como uma tentativa de setores descontentes com o PT, mas até agora não conseguiu empolgar. A postura da senadora Heloísa Helena, não agrada a todos os líderes, em razão de sua radicalidade, que beira a raiva.

Se o PSOL ficar restrito a senadora Heloísa pode realmente se tornar mais um partido de esquerda, pequeno e dogmático, sem maiores repercussões na sociedade brasileira. A falta de unidade também assombra os psolistas.

No entanto o PSOL guarda uma radicalidade e uma capacidade de encampar demandas antigas da sociedade brasileira, que pode lhe dar vida. Não cair num brete estreito parece ser o seu maior desafio nestes dois primeiros anos.

Pelo que ouvimos dos seus líderes não existe um consenso sobre uma série de pontos fundamentais dentro do partido. O que é unanimidade dentro do partido é uma avaliação extremamente crítica em relação ao governo Lula.

Os parlamentares do PSOL tem se caracterizado por uma atuação firme, forte e combativa no parlamento, fato que alarga muito a visibilidade do partido na sociedade. Outra grande preocupação do partido e não reproduzir vícios que atolaram o PT em uma situação complicada, como por exemplo a primazia das disputas eleitorais em detrimento da luta social.

Nenhum comentário: