domingo, 29 de julho de 2007

Coluna do Sinte

Coluna 18/07/2007
Nova diretoria, continua a luta

Ao iniciar esta gestão a direção do SINTE em diversas Regionais e na Executiva Estadual experimenta uma nova situação, o início da vigência da proporcionalidade. Com esta situação as chapas que fizerem no mínimo 15% dos votos, no caso de disputa entre duas ou 10% no caso de mais de duas chapas, colocam representantes na direção.
A Executiva Estadual que tomou posse na sexta-feira, 13 de julho, está composta com 4 dirigentes da chapa 1, com 4 da chapa 2, e 3 da chapa 3.
Para os que defendem a proporcionalidade, afirmam que ela pode evitar a prática de oposição sindical que muitas vezes emperra a organização e o encaminhamento das lutas, mas é preciso responsabilidade, transparência e compromisso com a luta em defesa dos interesses da categoria para evitar que a direção mergulhe em disputas inócuas e infrutíferas.
Como a situação é nova os dirigentes, mesmo experientes, estarão se submetendo a decisões colegiadas, com a participação de pensamentos e propostas divergentes o que torna obrigatório o aprendizado de agir de forma conjunta na divergência.
Entre os três grupos que apresentaram suas propostas à categoria está o interesse pela busca de melhores condições de trabalho, valorização da categoria e principalmente a conquista de um piso salarial capaz de garantir a dignidade dos/as trabalhadores e trabalhadoras em educação de Santa Catarina.
AUDIÊNCIAS
Das duas audiências agendadas para semana passada entre o SINTE e a SED, ocorreu apenas uma delas, com a Diretora de Recursos Humanos. Com o Secretário a reunião foi cancelada, por motivos de doença. Na reunião que ocorreu, apresentamos a proposta de liberação das licenças prêmios já para o mês de agosto em um percentual superior a 10%. Aproveitamos para denunciar o não cumprimento do acordo de que não haveria demissão de serventes e merendeiras nos CEI´s e o grave problema que ocorrerá com a demissão dos vigias terceirizados. Também discutimos novamente a questão do aumento do Vale-alimentação. Em nenhum dos pontos houve avanço, apenas o compromisso da diretora de levar nossas posições ao Grupo Gestor.
A avaliação é uma só, não existe outra possibilidade de garantirmos avanço na nossa pauta de reivindicação se não nos mobilizarmos. Neste sentido em agosto, dia 4, na reunião do novo Conselho Deliberativo do SINTE organizaremos uma Plano de Lutas para que possamos garantir o que defendemos. A nova executiva decidiu por enviar novo ofício ao Secretário cobrando o agendamento de audiência para instalarmos um processo de negociação em torno da nossa pauta de reivindicação.

DENÚNCIA - CORTE DE GASTOS
Em mais uma prática autoritária e meramente monetária (economia) o governo do Estado está demitindo os ACTs que atuam nos CEDUPs e NEP`s, 10 dias antes do término do contrato, está demitindo serventes e merendeiras dos CEI´s, dificultando a contratação de ACT´s nas APAE´s e ainda, como já informamos demitiu centenas de vigias. Esta decisão provoca prejuízos financeiros imediatos a um grande número de profissionais e insegurança nas escolas.
Não podemos permitir que estas situações se concretizem e se multipliquem, pois abriremos precedentes a políticas que negam na prática os direitos mais básicos de qualquer trabalhador, sem contar que provoca prejuízos e injustiças irreversíveis, com perdas aos profissionais e à qualidade do ensino público de Santa Catarina.
Todos os trabalhadores em educação que tiverem seus direitos atacados devem entrar em contato com o nosso Departamento Jurídico para que possamos agilizar ações no Judiciário com vistas a reverter a perda dos direitos provocados por mais este ataque do governo a nossa categoria.

Nenhum comentário: