sexta-feira, 20 de julho de 2007

Coluna do Rafael Seidel

E o cenário vai se desenhando...As construções de possíveis candidaturas e coligações passam a ganhar cada vez mais força. Uma das estratégias impressas por cada um dos partidos é a de esperar até o início do ano da eleição para anunciar quem será o seu representante. Na verdade, muitas análises já foram feitas e o que hoje pode-se dizer é que temos uma nova face para a sucessão na Prefeitura em 2009.
De um lado, continua a figura do prefeito Saulo Sperotto que confirma o seu nome como candidato a reeleição. Sua força está nas bases do próprio PSDB e até então do PP. Só que alguns pepistas descontentes não querem continuar com esse apoio. O nome do deputado Reno Caramori sempre volta à tona como candidato quando se fala em sucessão à Prefeitura. O parlamentar não confirma nem nega a informação.
Só que preparando-se para uma futura quebra de parceria entre esses partidos, Sperotto já tratou de colocar mais cimento em suas bases. Trouxe para a Administração o pastor Vilso Soares, do PTB, partido até então, com candidato próprio e já declarado, o padre Flávio. Sperotto pode repetir o que conseguiu em 2005, quando trouxe para dentro do governo o PDT, oposição na campanha, mas que tornou-se situação, pelo menos dentro da Prefeitura, com a proposta de cargos.
No entanto, neste espaço há mais um porém. O prefeito de Calmon, João Batista De Geroni declarou-se pré-candidato a prefeito de Caçador. Voltando a sua origem, De Geroni poderia estar colocando água nos planos de Sperotto. Muitos já consideravam essa idéia descartada, mas agora, parece estar mais forte do que nunca.
Já o atual secretário, Valdir Cobalchini, o nome forte do PMDB, precisa reavaliar a sua atuação frente à SDR, pois algumas obras ainda não saíram do papel. Se assim continuar, sua candidatura vai ser uma decepção, assim como foi a do delegado Carlos Evandro Luz. O PMDB muito gostaria de voltar ao Paço Municipal, mas precisa agilizar um pouco suas ações, pois, do jeito que anda, pode amargar novamente uma das piores votações da história. Alguns acertos ainda dentro de PMDB deixam as dúvidas a respeito de uma candidatura com chapa pura. Conversas de bastidores ainda destacam que poderão aparecer novidades a respeito disso.
Já o PT, que ainda discute o nome do seu candidato, tem como maior força para isso, o empresário Assis Pereira, que disputou o pleito na eleição de 2004 e ficou com pouco mais de 800 votos atrás de Sperotto. Se Assis for realmente o candidato, será a primeira vez que o PT repete um nome de um pleito para o outro. Mesmo não sendo mais um candidato surpresa, Assis pode repetir a votação que fez na última eleição.
Faltando pouco mais de 15 meses para o pleito de 2008, as especulações cada vez mais começam aumentar e o cenário se definir. Nomes e lançamentos de pré-candidaturas já estão sendo feitos, só que, nada de concreto até agora. Vários acertos poderão mudar os rumos dos partidos e até mesmo dos nomes mais fortes que hoje são possíveis candidatos. É esperar e ver. Com colaboração de Atílio da Silveira de Oliveira. (http://oilita.blogspot.com).

Nenhum comentário: