quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Hugo Chavez é um ditador?

Meus alunos me fizeram essa pergunta. Como é próprio de uma sala de aula, você é obrigado a responder rápido, e respondi na minha visão, o presidente da venezuela não é um ditador. O que ele é então?
Não o considero um democrata, diz ele que é socialista, e deve ser , é assim que se define, e o socialismo pode ser definido das maneiras mais diferenciadas, e até estranhas.
Para não fazermos confusão, também não comparemos Chavez a Fidel, são duas pessoas, duas lideranças, dois processos históricos bastante distintos.
O que motiva essas reflexões sobre Chavez no Brasil e a fúria dos seus detratores e a paixão dos seus simpatizantes, não me encontro em nenhuma das duas categorias. Meu interesse é entender o que se passa na Venezuela, inclusive para responder com mais profundidade as perguntas dos meus alunos.
Acredito que há coisas mais importante no Brasil para discutirmos. Se chavez for um ditador, os venezuelanos se virem para se livrarem dele, cada povo tem a missão histórica de administrar as suas nulidades e as nossas não são poucas.
Chavez foi eleito, fato que em si, não serve para caracterizar um governo.
.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A democracia é uma enganação. Veja bem, a pessoa se elege dizendo que vai fazer tudo o que precisamos. Após a posse ela faz aquilo que quer, e o povo que se... vire. Se não tem condição de fazer, então não prometa, tenha a coragem de não mentir. Poderia ser criado um mecanismo de avaliação do projeto de governo contra a execução desse projeto, uma espécie de contrato do político com o povo, com multas e tudo mais. Mas aí não teríamos candidatos.

Anônimo disse...

VAI TOMAR NO MEIO DO CENTRO DO CU DE VCS CAMBADA DE FILHO DA PUTAS