sábado, 27 de outubro de 2007

Que aquisição dos Comunistas!

Bandeirinha Ana Paula é a nova filiada do PCdoB
A bandeirinha Ana Paula Oliveira é uma das mais novas filiadas do PCdoB em São Paulo, decisão tomada neste último período de campanha de filiação realizado em todo estado. ''Participo do mundo esportivo e o PCdoB é um partido que tem demonstrado seriedade e competência nessa área. Isso me estimulou'', disse, em entrevista exclusiva ao Vermelho.

O partido propôs a filiação de várias lideranças originárias de segmentos diversos da sociedade e comprometidas com as lutas populares e de suas comunidades. Na área esportiva, também se filiou ao partido o mesatenista Hugo Hoyama.

Ana Paula Oliveira ficou conhecida pela ousadia em atuar como assistente de arbitragem, espaço ocupado majoritariamente por homens, trabalhando em jogos de futebol decisivos nos campeonatos Paulista e Brasileiro. Acompanhe, a seguir, a íntegra da entrevista.


Como você iniciou sua carreira no esporte?

Através da minha paixão pelo esporte desde pequena. A arbitragem veio por acaso. Pratiquei esporte desde pos sete anos. Joguei vôlei, handebol, fiz atletismo, natação e Kung Fu. A arbitragem veio por intermédio do meu pai. Ele era juiz e eu ajudava como mesária.

O que a trouxe à política e como foi sua entrada no PCdoB?

Participo do mundo esportivo e o PCdoB é um partido que tem demonstrado seriedade e competência nessa área. Isso me estimulou. Então, o trabalho realizado pelo partido em favor do esporte fez com que houvesse uma aproximação natural. Algumas figuras políticas importantes do PCdoB me convidaram, como o ministro Orlando Silva, a Nádia Campeão, o Aldo Rebelo e eu aceitei.

Qual a sua perspectiva como filiada do PCdoB?

Ainda não tenho definida como vai ser minha atuação, tenho conversado sobre isso freqüentemente com a direção do partido. Não quero antecipar nada sobre candidatura e essas coisas. O objetivo principal é ajudar o esporte, pautar a importância dele na vida das pessoas e a importância da participação feminina nessa área.

O esporte é um meio de ascensão social para uma parcela da população. Como você vê a relação entre esporte e política social?

O esporte é fundamental para ajudar e dar ao jovem, que não tem perspectiva, alguma perspectiva. Mas não é só isso. O esporte auxilia na educação, na saúde, como forma de prevenção, e deve ser trabalhado com mais afinco. Temos que apostar no esporte e, através dele, pode-se influenciar em todo o ciclo social. A prática esportiva traz disciplina, solidariedade e pode ajudar a todos. Aqueles que têm talento podem ser profissionais. Já os que não serão profissionais, podem se utilizar dessa experiência para o projeto de vida futura.

Você falou em participação feminina. O futebol é um universo ainda muito masculino. Agora, você entra na política, também predominantemente masculina. Como avançar na participação das mulheres?

Na política, uso muito a Soninha como referência. A mulher deve contribuir cada vez mais. Deve ganhar mais espaço, porque temos caráter, integridade e uma visão mais humana. É importante não se intimidar e devemos ter coragem para trabalhar e demonstrar nossa capacidade, dessa forma conseguiremos nos impor e superar as dificuldades.

O futebol feminino ganhou muito destaque no último período. O sucesso da nossa seleção pode ajudar a quebrar preconceitos?

Por ser considerado o país do futebol, o Brasil deveria ter políticas de incentivo à prática do futebol feminino.
Só quando tem torneio? E o resto?

Precisamos ter políticas específicas voltadas para isso e dar melhores condições para muitas meninas que têm talento. Vamos sediar uma Copa do Mundo e é preciso que esse investimento reflita para homens e mulheres do futebol. O futebol é barato, requer pouco de investimento, de oportunidade. Podemos fazer isso com as mulheres, até porque muitas delas são chefes de família e necessitam desse apoio para demonstrarem o talento e conseguirem sucesso.

De São Paulo, Fernando Borgonovi
Portal do PC do B

Um comentário:

Comunica Pet disse...

Olá!!
Li esta notícia na Folha de São Paulo semana passada... Este é o cenário da política nacional.. lamentável..
Abs,
Palpiteiras!!!