segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Somos Imprudentes no trânsito. Por quê?

Já faz muitos dias que venho me questionando. Somos imprudentes no trânsito, mas por quê?Fizemos autoescola, respeitamos todas as regras, nos preocupamos em andar certo, respeitar as leis e saber as regras. Nesse periodo, se usa o cinto, liga o pisca, parece que vai sair um motorista consciente. Mas, assim que termina a prova, já se sai sem ligar o pisca, não se vê mais placa alguma. Mas por quê?
Todos os dias faço um trajeto bastante agitado da Br 116. E todo o dia tem gente ultrapassando em lugar proibido, cortando a frente, ou fazendo pista de corrida. A poucos dias uma cena me chamou a atenção, eu estava voltando para casa, e tinha um caminhão cerca de 50 metros na minha frente, em uma velocidade média de 70/80 km/h, e um sujeito que vinha atrás de mim, começou a dar luz e acelerar cada vez mais, deixei ele ultrapassar mas infelizmente ele ficou atrás daquele caminhão, até o momento que troquei de rumo. A pergunta que me ficou na cabeça era: o que incomodava esse motorista, era estar atrás de um motoqueiro? Estaria com tanta pressa que colocou a vida dele em risco?
Fiz uma pequena associação desse fato com o que passamos no mundo atualmente. Tudo precisa ser para ontem, parece que o mundo está doente, tudo precisa ser muito rápido. As pessoas não tem mais paciência, praticamente não há mais tolerância.Outro ponto que associei é que nos tornamos seres cada vez mais competitivos, e isso se insere em um inconsciente coletivo, tanto que as pessoas não aceitam mais ficar atrás de alguém mesmo que os dois estejam indo para o mesmo lugar.
Todos já tivemos pelos menos uma experiência dessas. Basta parar em uma sinaleira. Ou pegar uma avenida com limite de velocidade de 80 Km/h.Tem mais uma coisa que me preocupa, nessa velocidade toda, nessa competitividade, quando vamos parar para refletir nossos atos. Parece que as pessoas não se reconhecem mais como seres humanos. Para finalizar vou trazer uma citação de José Saramango (apud Chico Alencar) "vivemos uma quadra estranha da humanidade, onde as pessoas conquistam os espaços siderais mas não conseguem chegar, solidárias, à porta do vizinho".

Blog Bagunça Cognitiva

Nenhum comentário: