sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Prefeitura quer implantar Centro Tecnológico em Caçador
.
Ass. Imp. Prefeitura Municipal
O Prefeito Saulo Sperotto iniciou no ano passado as primeiras negociações para trazer o CEFET (Centro de Educação Federal Tecnológica) para Caçador e divulgou nesta quinta-feira, 22, que pretende lançar uma turma-piloto ainda no primeiro semestre deste ano.
Em conversas com a Senadora Ideli Salvatti, os deputados federais Odacir Zonta , Cláudio Vignatti, deputado estadual Reno Caramori e o político caçadorense Valmor de Paula durante o ano passado, Saulo falou da importância deste centro de excelência em educação técnica, para Caçador.
"O valor de investimento para a instalação deste Centro é de 5 milhões, mas após muito esforço da senadora Ideli, que é uma grande defensora do ensino técnico, para Santa Catarina será destinado 2.5 milhões para as construções destes Centros, dos quais um dos contemplados desejamos que seja Caçador", afirmou o prefeito, que recebeu ontem a visita do deputado federal, Odacir Zonta.
Os deputados também inscreveram emendas parlamentares para que a administração possa viabilizar este projeto ainda em 2007. O município já tem o terreno para disponibilizar para a edificação, e, a parte pedagógica e administrativa será feita pelo CEFET.
"Para este ano pretende-se iniciar uma turma de aproximadamente 50 alunos, e a especialidade do curso será determinada à partir do que as entidades determinarem como nicho de mercado e que possa resultar em abertura para novos empregos", comenta Sperotto.
As negociações estão sendo feitas com o CEFET de Florianópolis e no próximo dia 8 ou 9 de março, os deputados estarão em Caçador, dando seqüência aos trabalhos.A principio será definido qual curso, a locação das salas de aula, a equipe de professores e a estrutura administrativa. O objetivo do curso é oferecer a oportunidade de um ensino pós-médio, para aqueles alunos que terminaram o ensino médio e não podem pagar uma faculdade.O curso será profissionalizante e gratuito.
O CEFET existe há muitos anos em todo o Brasil, atuando em áreas como: informática, metal-mecânica, papel-celulose, plástico, entre outros. Os alunos que seguirem seus cursos terão acesso a diversas tecnologias, saindo aptos ao trabalho, e muitos com grandes possibilidades profissionais", finaliza.
Caçador
Com aproximadamente 75 mil habitantes, Caçador é a maior cidade do meio-oeste catarinense. Tem sua base econômica e na industrialização da madeira, sendo também considerado o maior produtor de tomate do sul do Brasil. Importante pólo cultural e econômico, tem na indústria o setor responsável por grande parte do movimento financeiro do município, e deu a Caçador o título da "Capital industrial do Oeste".
Com mais de 290 estabelecimentos industriais, Caçador destaca-se como uma das cidades com maior potencial, podendo ser observado pelo seu volume de produção, a qualidade e diversificação do seu parque industrial.
A madeira sempre foi a principal fonte econômica na região. E a partir de suas próprias florestas, a indústria do município produz madeira serrada, celulose, papel/papelão, mobília, e entre outros derivados.
Nos dias de hoje, com a implantação e conhecimento de novas tecnologias, a indústria da madeira deu grande salto no mercado passando a visar também a exportação, o que demonstra a qualidade e volume de produção dos produtos aqui industrializados. Caçador é considerado atualmente, o 5º município do estado Santa Catarina que mais exporta. Caçador tem em sua indústria, também como destaque, o setor plástico, do metal-mecânico, do couro e do calçado e de confecções.
As atividades comerciais em Caçador apresentam-se bem diversificadas. Concentrando-se no centro da cidade, diversas lojas promovem vendas no atacado e varejo, dos mais variados gêneros. Porém, sabe-se que para tudo isso, um município necessita de mão-de-obra qualificada. Em Caçador, há apenas duas universidades privadas.
Por ser sede da 10º Secretaria de Desenvolvimento Regional, Caçador absorve os municípios vizinhos, como Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas, Salto Veloso, Timbó Grande, Santa Cecília, Fraiburgo, Videira, Arroio Trinta, Macieira e Água Doce, uma região com aproximadamente 200 mil habitantes, tornando uma das mais expressivas do Estado.
De acordo com dados do IBGE, a grande maioria das cidades que fazem parte da região de Caçador, que aparecem com índice abaixo da média regular, que é de 0,800. Com base neste indicador, o município deve procurar melhorar as políticas públicas, visando o acesso a educação, enfatizando as oportunidades de estudo e aumentando os anos de estudo da população.

Nenhum comentário: