sábado, 17 de fevereiro de 2007

Janeiro foi o mês mais quente no mundo desde 1880
.
Temperaturas ficaram até quatro graus Celsius acima da média
O mês de janeiro foi o mais quente registrado em todo o mundo desde 1880, com temperaturas até quatro graus Celsius superiores à média do mês. De acordo com um estudo, o fenômeno é devido ao aquecimento global e, possivelmente, ao fenômeno El Niño.
Apesar de ter sido seguido por gélidas temperaturas em fevereiro no hemisfério norte, o mês de janeiro bateu todos os recordes de calor no mundo, sobretudo nas latitudes mais setentrionais (ao norte), informaram cientistas americanos.
A Sibéria, o Canadá e o norte da Ásia e da Europa registraram temperaturas de até quatro graus centígrados acima da média do mês de janeiro, segundo o Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos.
Estes níveis representam um recorde em relação aos registrados em 2002, quando as temperaturas superaram em 0,56 grau centígrado a média, o que foi considerado como um valor altíssimo.
Os resultados dos testes surpreenderam tanto os analistas que estes os fizeram duas vezes. Entretanto, não houve variação, e os cientistas chegaram à conclusão de que em janeiro de 2007 ocorreu o maior salto em direção ao aquecimento global em 10 anos.
Para os cientistas, a explicação do aumento generalizado das temperaturas é o aquecimento global, cujos efeitos foram destacados pelo novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPPC, sigla em inglês), grupo de especialistas reunidos pela ONU.
O fenômeno El Niño, aquecimento no Pacífico Central que tende a aumentar as temperaturas globais, também teve influência no aumento generalizado de temperaturas. Por enquanto, porém, os cientistas não sabem se considerá-lo um fator determinante.
Janeiro pareceu seguir a tônica de 2006, ano mais quente nos Estados Unidos desde que há registros das temperaturas.
CLIC RBS

Nenhum comentário: