sábado, 12 de janeiro de 2008

Correspondente iG: crise política libanesa se complica

"12/01 - 22:59 - Nahum Sirotsky, correspondente iG em Israel
JERUSALÉM - Os mediadores da Liga Árabe, composta por cerca 60 países deixaram o Líbano neste final de semana admitindo fracasso na tentativa de contribuírem para a solução da crise política interna daquele país.
Depois de semanas, os libaneses não conseguem concordar num nome para a presidência da república, que está vazia. E nas últimas horas o quadro se complicou com mais um assassinato terrorista, desta vez de um general de alto conceito.
O Líbano, de cerca de dez mil quilômetros quadrados, tem uma pequena população de cerca de 4 milhões de pessoas dividida por linhas etnicas e religiosas. O desentendimento entre eles levou a uma guerra civil que se estendeu por 20 anos e chegou perto de destruir o país. Com interferência e mediações paises árabes vizinhos firmou-se um acordo de paz com um esquema de divisão do poder politico.
É uma democracia parlamentar, porém com a escolha de um líder cristão maronita para presidência e um muçulmano para chefe de governo. E assim por diante, até todas as posições de força serem divididas para a satisfação de todos.
Os libaneses estão divididos entre simpatizantes da Síria e nacionalistas. Toda a área hoje ocupada pelo Líbano, Israel e Jordânia era parte da província da Grande Síria do Império Turco-Otomano que perdeu a I Grande Guerra como aliada da alian"

Nenhum comentário: