terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Como é longe a Suécia

Ano após ano os agricultores reclamam das intrafegáveis estradas dos interiores dos nossos municípios. Os prefeitos responsáveis por fazer a manutenção dessas estradas fazem ouvido de mercador.
O Brasil poderá se lamentar amargamente, em um futuro bem próximo, por não ter dado a devida atenção ao setor agrícola. A Europa com todo o seu desenvolvimento, não jogou a sua agricultura no limbo. Na França, por exemplo, o setor é constantemente protegido pelo governo.
Nós, não, somos pioneiros, aqui ser agricultor, continua sendo ser teimoso, aventureiro, e um lutador contra tudo e todos. Agora responda é difícil saber porque milhares de jovens brasileiros nascidos no campo não querem lá permanecer?
Se você conta para um agricultor, que na Suécia até as estradas do interior são asfaltadas, eles não acreditam. Mas é assim que é, Por lá? Porque? Eles sabem de onde vem o sustento de toda a vida social.
Nós não, aqui a prioridade é os estádios de futebol em ótimo estado, as urnas eletrônicas funcionando perfeitamente, a TV digital, e todas essas quinquilharias que dão a ilusão de uma modernidade.
Não sei quem disse que a modernidade no Brasil é ninguém passar fome. E para todos poderem se alimentar a agricultura sempre deverá ser uma prioridade de qualquer governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, eu queria muito permanecer na agricultura, mas me parece que é tudo combinado pra que fique tudo na mão de meia dúzia de pessoas, veja só as grandes plantações de commodities como são "rentáveis". Ou você é grande produtor ou você não existe, isso é pregado constantemente. Quem deveria dar assitencia técnica, na verdade é um vendedor de veneno, nossas empresas de "pesquisa" tem a certeza de que o agricultor, só serve para plantar ou tirar leite. Experiencias de associativismo, são mal conduzidas e trazem o malefício de semear a desconfiança no meio rural. Estou aqui, mas não fico um dia se quer sem lembrar da minha casa: a terra que eu pisava, que eu via dar frutos e alimentar a bicharada que muitas vezes me servia de brinquedo. Lembro também da safra frustada pelo preço baixo do tomate, mas essa tb valeu a pena, porque os frutos foram de excelente qualidade. Poucas coisas são tão gratificantes quanto cuidar de uma plantação ou criação e ver seus frutos, não tem preço.