sábado, 5 de janeiro de 2008

35 alunos por sala é o normal!

A meta da secretaria municipal de educação de caçador para o próximo ano é colocar 35 alunos dentro de cada sala de aula. Dizem por lá que isso é o normal.
Seria o normal em condições ideais, mas não são exatamente essas que nos professores trabalhamos, mas isso parece não importar muito para nossos atuais gestores.
Para começar nossos s alunos não são clientes como se diz na secretaria. Porque trinta e cinco alunos, esse não parece ser nenhum número cabalístico, apesar de ser cantado com empolgação no órgão gestor da educação municipal.
Na secretaria também dizem que a evasão é alta, se começa com 35 e depois fica 25 ou 30. Curioso que os administradores do ensino partam dessa premissa de que a evasão será alta, portanto é aceitável, lotar as salas e esperar pela desistência.
Não é uma função da secretaria combater a evasão?

Um comentário:

Alann Melotti disse...

Realmente 35 alunos é comum numa sala de aula,mas como você abordou,com as atuais condições que se encontram as unidades educacionais é uma coisa complicada.Me lembro que no meu tempo ainda faltavam carteiras quando se chegava um pouco atrasado!E mais,para o Estado conseguir combater a evasão escolar,é preciso investir em um ensino mais dinâmico,pois aquela coisa de ficar só no quadro-negro é coisa do século XVII,até a maioria dos professores,creio eu,gostaria de fazer uma aula mais dinâmica,mas infelizmente não existem recursos para isso.

Abraço