quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Coluna do Rafael Seidel

Campanha
Esta coluna entra, a partir de hoje, na campanha contra a censura à imprensa de Caçador. Na verdade, os fatos que levaram a essa decisão têm a ver diretamente com o conteúdo de algumas colunas publicadas anteriormente neste Portal. Fatos apontados foram veementemente contestados sem razão, haja vista estarem totalmente amparados em bases reais. No entanto, não apenas o que escrevi sofreu algum tipo de repressão.
Colegas de jornais impressos que apontaram algumas das falhas da Administração Municipal também estão sofrendo com a censura, que nem é mais por “baixo dos panos”, mas descarada. Tratar a imprensa com menosprezo ou com ameaças não podem ser ações de uma cidade com mais de 70 mil habitantes e que, por sinal, é uma das maiores do Estado de Santa Catarina.
Isso está muito mais para as pequeninas vilas sertanejas do Nordeste do nosso País, onde a repressão é realizada pelos coronéis, que na verdade exercem a função de prefeitos e delegados. No entanto, o que acontece aqui está quase se assemelhando a essa região, só que lá, a ignorância do povo favorece essas ações. Mas essa que é a enorme lacuna entre esses pequenos aglomerados de pessoas e Caçador.
Apesar de estarmos na região com os piores índices educacionais do Estado, ainda temos uma taxa de analfabetismo baixíssima, sendo cerca de 6%, perto dos pouco afortunados do Nordeste, onde os números não baixam de 50%. Podemos afirmar, com certeza, que aqui a censura não tem vez. A nossa população sabe ler e muito bem o que se escreve, sejam críticas ou elogios. Portanto, os fatos devem ser mesmo mostrados para esse povo que merece a verdade.
Reno prefeito
Deu no jornal Diário Catarinense: Deputado do PP, Reno Caramori é um dos diversos parlamentares que pode deixar a Assembléia Legislativa para concorrer no pleito de 2008 ao cargo de prefeito de Caçador. Mesmo não expondo abertamente essa sua vontade, Caramori é ainda um líder no Município e a sua entrada na disputa pela Prefeitura pode mesmo esquentar ainda mais as eleições do ano que vem.
Análise
Se Caramori vier mesmo para concorrer como prefeito em Caçador, teremos a confirmação de que o PP não está mesmo contente com a coligação na Administração Municipal. A saída do partido, deixa para o prefeito Saulo Sperotto mais uma enorme dor de cabeça: buscar mais partidos para se aliarem ao PSDB para manter o seu projeto e caminhar para a reeleição.
Idéias
Um cidadão caçadorense, que quer a melhoria do Município, me informou que, dia desses, em uma conversa com o prefeito Saulo Sperotto, sugeriu uma maneira muito eficiente de se ter o contento da população: estabelecer alguns líderes, que seriam os porta-vozes da comunidade, levando as reivindicações até a Prefeitura. Cada uma das ações do Executivo seria direcionada para os pontos mais críticos, agradando a todos. A cada período de tempo, esses líderes deveriam averiguar quais seriam as necessidades dos seus bairros e entregar nas mãos do prefeito. Segundo esse cidadão, o prefeito ouviu, mas até agora, nada disso foi colocado em prática.
Boa ação
Essa semana entrei em uma padaria e vi uma cena que me fez concluir que as pessoas ainda se importam umas com as outras: um menino, engraxate, com a sua caixa nas costas, entra ao lado de um senhor, que chega e pede um pastel e um refrigerante. Paga o lanche para o garoto e faz questão de que o pastel seja bem esquentado, já que o menino não iria comer ali. Parabéns a esse anônimo. Esmolas não devem ser dadas, mas um lanche para uma dessas crianças, nisso não há nada de errado, ainda mais quando esse lanche pode representar a única refeição do dia.
Encontro de idéias
Idealizado pela RBS TV, o Encontro de Idéias deverá acontecer também em Caçador. Toda segunda quinta-feira do mês, o evento deverá trazer empresários ou pessoas de sucesso para dar palestras na cidade. Essas pessoas poderão ser ou não do Município. Para as primeiras, ainda não há nomes definidos, mas sonda-se a possibilidade do colunista Luiz Carlos Prestes, do Diário Catarinense estar presente no segundo encontro.

Nenhum comentário: