domingo, 26 de agosto de 2007

Coluna do Rafael Seidel

A história ensina à política
Entrevista com Ibrahim Socreppa
“Não sou candidato a nada”. Com esta expressão, o mais novo filiado do PTB, Ibrahim Socreppa, define o seu início de jornada através da não tão expressiva sigla no Município, que tem no padre Flávio Tartari e Osmar Barcaro, os seus nomes de maior destaque.
Ibrahim e Soares: Trata-se de um partido de projetos e de mudanças
Socreppa, que já foi candidato a prefeito em 1982, pelo PDS, afirma que de maneira nenhuma, cogita participar de uma nova eleição. Em Caçador, diz ele, só tive um cargo remunerado no serviço público e somente por um ano, como assessor de Gabinete. As demais atividades foram apenas representativas e sem qualquer remuneração.
A comunidadeEx-integrante do PMDB, Socreppa prefere não salientar motivos para a saída do partido, mas segundo enfatiza, no PTB, suas idéias de trabalhar cada vez mais para a classe trabalhadora. Neste contexto, ele destaca a sua participação ativa com a comunidade. “Fui um dos fundadores e o principal motivador na nova construção da primeira Igreja do Evangelho Quadrangular em Caçador. Havia apenas uma meia água abandonada e tudo começou embaixo de lonas”, lembra Socreppa.
Liderança
Hoje, atua como líder nos mais diversos setores. É presidente da Associação de Moradores do Centro e fundador de várias Associações, inclusive da das Micro e Pequenas Empresas (Ampe), na qual é diretor-executivo. Ocupa ainda, a presidência do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego e é membro-coordenador do Conselho da Cidade, além de vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento econômico de Caçador.
Cargos
“Não é somente com cargos eletivos que se podem prestar serviços à comunidade. Quero influenciar para que a reforma política comece pelas bases, onde os partidos é que são importantes”, diz Socreppa, com um discurso já afinado em torno de não concorrer a vaga nenhuma, “nem a síndico de prédio”, como brinca.
Projetos no PTB
Para se viabilizar as suas idéias dentro do PTB, Socreppa afirma que é possível com projetos, não somente aqueles que só aparecem nas vésperas das eleições, mas projeto da realidade atual, mostrando o posicionamento do partido em todas as questões, de acordo com a atualidade. “Um partido político tem que ser uma entidade atuante e organizada”, salienta.
O partido político
Socreppa diz que o partido deve usar o espaço na mídia em beneficio da comunidade, agindo sempre no coletivo. “Aliás, é o que venho fazendo em todas as minhas ações há muito tempo, em colaboração espontânea”, revela, explicando que “temos em mente muitos projetos e o PTB tem boas condições para colocarmos na prática”.
O concreto
“Se nós fizermos uma retrospectiva na história, vamos constatar que muitas coisas boas foram idealizadas e concretizadas pelo PTB, que ainda hoje permanecem como um grande referencial. Trata-se de um partido de projetos e de mudanças e que, historicamente, se afina com a classe trabalhadora”, diz.
Empreendedor?
Convite para os eventos organizados pelo Núcleo de Jovens Empreendedores trazia a lista com as autoridades que estariam recepcionando os participantes da Assembléia Estadual, que aconteceu nesta sexta-feira, 24, em Caçador. No entanto, o prefeito Saulo Sperotto, que foi considerado como prefeito empreendedor, deveria participar do evento, mas não compareceu. Aliás, nem ao menos um representante foi mandando. E a história fica mais interessante quando se via no almoço, junto com os visitantes um prefeito, mas o de Calmon, João Batista De Geroni. Têm algumas pessoas questionando a avaliação de empreendedor dada a Sperotto.
Evento
Esse evento tem uma grande importância, já que está reunindo jovens do Estado inteiro, que chegaram a Caçador para conhecer as potencialidades do Município. A iniciativa privada, maior apoiadora de toda a programação, foi a que se destacou. Pela manhã, os jovens empreendedores visitaram as empresas Sul Brasil e Viposa e receberam orientações e dicas de pessoas que se destacam com grande empresas, mas que começaram, conforme contaram os protagonistas, Jovelci Gomes e Elias Seleme, com pequenos empreendimentos e muito trabalho.
Sintonia
Deputado Reno Caramori e vice-prefeito Lucir Christ e secretário da Saúde, Vilso Soares, do PTB, na abertura da Conferência de Assistente Social, na manhã desta sexta-feira, 24.
Coligações
Vereador Marcos Creminácio, do PT, afirmou que, ao contrário do que se está sendo divulgado, não há nenhuma aliança acertada com o PMDB, ainda mais que o Partido dos Trabalhadores não abre mão da chapa majoritária, ou seja, da indicação do nome para candidato a prefeito. Creminácio afirmou que um possível candidato do PMDB, Valdir Cobalchini, não serve para o mandato popular proposto pelo PT.
Aniversário
Quase completando dois anos de aniversário, um pequeno buraco, usado na Fúria Cabocla, no Largo da Ferroviária, ainda está aberto e cheio de água. A escavação, que servia para apagar as chamas do piloto de um avião que caia, de acordo com a encenação, já teve a garantia de que ia ser fechada pela Secretaria Regional. Até agora nada. Hoje, se fala tanto em não deixar água parada para evitar o mosquito da dengue, mas no centro da cidade não se coloca isso em prática.
Aumentos
Interessante, mas pelo que se sabe, logo deve-se fazer a licitação para os serviços de transporte coletivo em Caçador. Só que, no dia 1º de setembro, as passagens serão aumentadas novamente, devido aos custos operacionais da Auto Coletivo. Estamos em Caçador.

Nenhum comentário: