sábado, 16 de setembro de 2006

Artigo

Volta às jaulas
Por Gabriel Perisséf

Recomeça o ano letivo. Primeiro dia. Turma nova. A jovem professora abre a porta da sala de aula. A diretora vem correndo, segura-a pelo braço e pergunta:— Você vai entrar assim?— Assim como? — assusta-se a mestra.— Assim, sorrindo?
Recomeça o ano letivo. A coordenadora de uma faculdade particular, cujo vestibular se tornou uma simples ficha de inscrição bancária, explica ao professor recém-contratado:— Meu caro professor, aprenda esta lição: o aluno em classe é o seu maior amigo, e o seu maior inimigo.— Peraí... Isto quer dizer que o aluno é o meu... traidor?— De certo modo, sim.
Eles são como os animais de um circo. Você é o domador. Eles são o seu ganha-pão, mas, a qualquer momento, o leão pode arrancar sua cabeça ou o elefante pisar seu pescoço. Cuidado!
Recomeça o ano letivo. Os alunos olham o professor, desconfiados. As perguntas iniciais denunciam medo, insegurança, traumas.— Professor, o que vai cair nas provas?— Mas, gente, prova não é bombardeio...— Professor, o senhor pode nos soltar mais cedo?— Mas, gente, vocês não estão presos!
Recomeça o ano letivo. Antigamente, os alunos levavam flores e maçãs para sua professora. Hoje, uma professora pode receber um presente-bomba e perder a mão direita.
Recomeça o ano letivo. Nos cursinhos, os aluninhos sentem-se cada vez mais diminuídos. Um pré-vestibulando pergunta:— Professor, como usar o ponto-e-vírgula?E o mestre não hesita:— Tudo isso é muito complicado. Para evitar confusão, é melhor não usá-lo.
Recomeça o ano letivo, e é preciso, é urgente relembrar para que serve a escola, qual o papel do professor e o que se espera de um estudante.É preciso relembrar: Que a escola tem por função escolarizar. E não encoleirar.Que o professor tem por função ensinar. E não adestrar.Que o aluno tem por função aprender. E não se prender.
Um velho professor dizia-me que seu melhor aluno era aquele que mais rapidamente se sentia apto a largar sua mão e seguir novos caminhos. Sábia visão do ensino, em que está implícita uma pedagogia sem pedagogices. O bom professor ensina o aluno a pensar por conta própria, a estudar por amor.
Recomeça o ano letivo e muitas vezes tudo isso mais parece uma volta às jaulas.
Recomeça o ano letivo, e a menina, toda sorridente, diz à professora: "Tia, amanhã eu não vou vim, tá?"

Nenhum comentário: