sábado, 18 de maio de 2013

RUDÁ RICCI: Alckmin e Aécio

RUDÁ RICCI: Alckmin e Aécio:

Alckmin e Aécio
Logo após eu ter postado a nota sobre mais um ataque de Alckmin à candidatura presidencial de Aécio Neves, um internauta enviou a seguinte pergunta: "mas o que Serra quer, afinal?". Interessante, porque eu nem havia citado Serra. Interessante e revelador porque parece ter ficado no imaginário de grande parte dos que seguem a política tupiniquim a fraqueza de iniciativa de Alckmin. Churchill, uma vez, teria dito sobre o primeiro ministro Clement Attle: "um homem modesto que tem muitos motivos para ser modesto". O governador paulista vestiria a carapuça. Modesto nos gestos, no modo de conduzir o governo e, arrisco, na maneira de pensar. Parece um morador clássico de Vila Maria, com a risca que aparta seu cabelo feita milimetricamente, como sempre ensinou as mães de classe média. Fala com precisão, acentuando os erres e demorando para encerrar o sibilar dos esses. Deve ter sentado na primeira fila das salas de aula, quando criança. Dizem que adora ouvir piadas. Imagino que seja sua válvula de escape.
Do ponto de vista político, não o vejo à altura de São Paulo. Não que São Paulo tenha a sorte da Inglaterra em termos políticos. Lá no panteão do Palácio dos Bandeirantes, figuram imagens do Dr. Rui e Jânio, aquele da vassoura. Mas também se destaca Mário Covas e Carvalho Pinto (que introduziu, pelas mãos de Plínio de Arruda Sampaio, a lógica do planejamento na ação governamental).
A questão é que o ataque de Alckmin fez lembrar Serra.
Desconfio que o ataque esconda algo inconfessável. Afinal, há diferença maior entre as personalidades de Alckmin e Aécio? Como afirma Tony Judt, em seu livro "O Chalé da Memória", o oposto da austeridade não é a prosperidade, mas "luxe et volupté". Alckmin estaria como oposto em termos de personalidade, contido e austero, ao hedonismo aecista. 
Se ao citar Alckmin a imagem que surge é de um outro personagem (que não ele próprio), ao citar Aécio, o que vem à memória? Se respondeu Rio de Janeiro, festas, mulheres e carros é porque a imagem do senador mineiro não é nada ascética. Você já percebeu o quanto esta imagem incomoda uma personalidade contida e austera?
Pois é. Daí já dá para perceber as dificuldades de momento.

Nenhum comentário: