sexta-feira, 17 de maio de 2013

Inadimplência cresce pelo segundo mês consecutivo em abril, diz Serasa


Inadimplência cresce pelo segundo mês consecutivo em abril, diz Serasa
Compartilhar:
Por Valor
SÃO PAULO - A inadimplência do consumidor aumentou 2,9% em abril, ante março, de acordo com indicador da Serasa Experian. É a segunda elevação mensal consecutiva do índice. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 6,7%.

No primeiro quadrimestre do ano, a inadimplência cresceu 9,5%, quando comparada a mesmo período em 2012, mas perdeu fôlego, já que no acumulado até março registrava alta de 10,5%.

Alto comprometimento da renda com dívidas, inflação elevada, atitude mais seletiva das instituições financeiras na concessão de crédito e aumento dos juros ao consumidor são as causas do aumento verificado em abril, segundo a Serasa.

As dívidas não pagas junto aos bancos cresceram 6,7% e foram as principais responsáveis pela alta da inadimplência.

Já as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e os cheques sem fundos apresentaram variações negativas de 0,5% e 2,1%, respectivamente, e não deixaram que a inadimplência do consumidor subisse ainda mais.

O valor médio que causou a inadimplência não bancária apresentou queda de 15,2% no primeiro quadrimestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já os títulos protestados, as dívidas com os bancos e os cheques sem fundos tiveram alta de 0,1%, 7,5% e 10,5%, respectivamente.

Nenhum comentário: