sábado, 25 de maio de 2013

A PRIMEIRA IMPRESSÃO NÃO DIZ TUDO!!!

Há uma expressão consagrada que nos ensina : "A primeira impressão é a que fica ". Mas estamos em tempos de reavaliar e ressignificar ideias buscarmos releituras.
O ser humano é complexo, não se concebe abarcar toda a diversidade de comportamentos e intenções em modelos, rótulos ou padrões de conduta que  demonstrem que a pessoa é dotada de uma determinada personalidade, qualidade ou defeitos.
É claro que a primeira leitura que fazemos de alguém que não se veste bem , que descuida da aparência , que talvez tenha um semblante carregado, que passe a impressão de arrogância com certeza não será positiva. E também a leitura não estará errada. De fato, a primeira impressão determina muito do que a pessoa "está" naquele momento . Mas não do  que realmente ela é.
Há períodos em nossas vidas que as situações não caminham bem, podemos estar doentes ou com problemas financeiros. Isso causa abatimento e um certo desleixo consigo mesmo. Mas em muitos casos é apenas passageiro. Não pode servir como referencial para darmos um veredicto sobre o caráter de alguém.
Além disso, sabemos que o ser humano tem a capacidade de aprender, de modificar pensamentos e comportamentos de evoluir..... A pessoa diz o psicologo humanista Carl Roger sempre busca sua auto realização, sempre procura o melhor caminho. Prefiro acreditar que a essência delas é positiva. Mas muitas vezes os obstáculos, a crueza da vida, faz de alguns vítimas, embora muitas vezes pareçam vilões!
Quero deixar um exemplo sobre como as aparências podem num primeiro momento refletir "parte" da verdade, mas não sua essência.
No Antigo Testamento o profeta Samuel foi enviado a casa de Jessé um homem honrado em |Israel pois em meio a seus inúmeros filhos um deles seria rei. E cada filho de Jessé era muito vistoso , altos e belos segundo a Bíblia. Toda vez que Samuel ia ungir a cabeça de um deles, pois ao ver a aparência pensava que pelo porte dos filhos mais belos seria a escolha divina, Deus lhe dizia.... Não é esse. Passado os seis filhos, Samuel não acertou nenhum... Então perguntou... Tem mais alguém??? Bem, tinha mas.... era um rapazote franzino, não tão belo como seus irmãos, que vivia no meio do pasto cheirando a estrume de gado......
Então disse Deus.... Samuel chama a este pois ele é o escolhido.
É claro que é um exemplo bíblico , talvez muitos digam... mas eu não tenho a Bíblia como principio de fé.
Nesse caso, basta lembrar de quantas pessoas julgamos pela aparência e cometemos grandes erros. Eu já errei muito nos meus julgamentos. Aprendi a permitir que as pessoas pouco a pouco se revelem. Quem tem bom caráter aparece naturalmente em suas ações, seus princípios e suas crenças. O tempo revela. Quem finge ser o que não é, cedo ou mais tarde a si próprio se revelará, pois como diz um antigo ditado "a mentira tem pernas curtas"
Permita as pessoas se revelarem, se mostrarem em sua essência. Não emita julgamentos baseados na primeira impressão. Talvez a leitura que você está fazendo da pessoa , seu comportamento, sua aparência esta correta, mas as pessoas são mais do que seu comportamento e sua aparência. São seres humanos, pessoas que devem ser respeitadas e compreendidas!!! Pense no assunto!

1
Postado por CELSO ANTONIO BERNARDES BERNARDES às 5/23/2013 

Nenhum comentário: