sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Criatividade


O que perdemos se Renan sair da presidência do Senado?

Não perdemos absolutamente nada. Só perdem as grandes empreiteiras, das quais Renan é capacho há anos.

Pensando alto

Muitos teóricos da educação afirmam que a escola deveria ser um local de alegria.


Onde a criança sentisse prazer e gostasse de estar.


Infelizmente nossos alunos gostam da escola mas não gostam das aulas.


Teremos competência de mudarmos essa escola pública para que seja um espaço de conhecimento, alegria, prazer e enriquecimento intelectual e humano

Congresso do PT

Final de semana é de congresso nacional do PT. Veremos o que de lá vai sair?
ATUALIZAÇÃO

De lá não saiu nada, apenas algumas bravatas, como extinguir o senado, manisfestação de superioridade ética do partido e demais conversas para boi dormir.

Marmelada Federal

E a tal da descentralização?



O ATUAL GOVERNO CATARINENSE ELEGEU-SE E REELEGEU-SE COM O DISCURSO DA DESCENTRALIZAÇÃO. O ESTADO FOI DIVIDIDO EM SECRETÁRIAS REGIONAIS CONFORME O MAPA ACIMA. E OS RESULTADOS?

POR ORA SÃO BASTANTE QUESTIONÁVEIS.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PROCURA-SE UM AMIGO

Caro leitor, lá de fora escuto burburinho dos canarinhos de papai, olho pela fresta da cortina e vejo que é um novo dia começando... a dor ainda está ali, não existe re,médio que cure... o jeito é encarar de frete e recomeçar a vida de novo... assim deixo a você esta mensagem de um autor desconhecido mas que vale a pena ler...

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Quer ser meu amigo? erocildapereira@hotmail.com

O plebiscito e a polêmica da privatização da Vale do Rio Doce









MOVIMENTOS



Bela imagem

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Aviões maravilhosos

Observatório da Imprensa com Franklin Martins

O CLIMA ESTÁ QUENTINHO NO SENADO



Por ora Renan se apega a tudo para manter-se. Na foto troca figurinhas com o líder do PSDB.
.
Veja o Vídeo

Charge



Convento


O Convento da Nossa Senhora da Arrábida, pertencente à Província de Arrábida, fica meio escondido entre as árvores da vertente sul da serra, virada para o mar. Esta construção do século XVI foi outrora um mosteiro franciscano.
ACREDITO QUE DEVE SE LOCALIZAR EM PORTUGAL.

Olha a tranquilidade




terça-feira, 28 de agosto de 2007

Se Houvesse Coragem

Como seria bom se no nosso país houvesse coragem para investigarmos a fundo as centenas de casos de corrupção dos últimos anos. Quanto dinheiro foi parar na mão de larápios e aproveitadores.

DE OLHO NO BRASIL


Os comunistas vão disputar a prefeitura?

O recém-criado PC do B vai disputar a prefeitura ccom candidatura própria em Caçador? Eis uma das dúvidas para o próximo pleito.

Ministério da Segurança Pública

Já faz um bom tempo que se discute a criação do Ministério da Segurança Pública. O governo no entanto trata o tema como irrelevante.

Debate sobre o Julgamento do Mensalão

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM720685-7823-JULGAMENTO+DO+MENSALAO,00.html

BOA!


Crônica do Márcio

RECITAL PELA EDUCAÇÃO
Primeiro de março de 1981... Um menino chorão e dentuço prepara-se para seu primeiro dia de aula na primeira série “C” da Escola Básica Salgado Filho.
O tempo passou, nem a escola, nem o menino são os mesmos... Ela agora é Escola de Educação Básica Dom Orlando Dotti, ele: professor e escritor: Ambos encontram-se novamente no curso de pós-graduação que funciona nas dependências da escola.
Pois é num desses sábados de aula que ela (a escola) realiza um maravilhoso e edificante “Recital de poesia”... O menino professor está lá, como espectador... boquiaberto, admirado, estático, sem palavras para descrever tamanha admiração ao ver alunos de uma escola pública recitando, corajosamente, grandes autores clássicos e poesias de autoria própria, o que torna o evento ainda mais fascinante. Claro que na retaguarda estão eles: os professores, que fazem a diferença na na ousadia de seus alunos... que não ficaram trancados na sala de professores durante o recreio, queixando-se desta ou daquela turma, deste ou daquele aluno, enquanto degustavam as bolachinhas pedagógicas.
São fatos como este, que reavivam a cada dia, minha utopia de uma educação como caminho para a cidadania e a construção de seres humanos melhores. Quando o corpo docente trabalha junto, cada um contribuindo com seu grão de areia, com certeza, a construção da escola dos sonhos de pais, alunos e professores, chega cada vez mais próxima da realidade.
Sabe-se das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas que só são lembradas pelas autoridades quando servem de bandeira para campanha eleitoral... Sabe-se também que a luta por melhorias na educação não pode, nem deve parar... Mas paralelo à luta, é possível disponibilizar aos educandos o gosto pela filosofia e a literatura, dando-lhes a chance de análise crítica da realidade, a partir da união dos vários segmentos da escola.
O que presenciamos no Dotti, no último sábado, foi um exemplo disso: Alunos que se submeteram a deixar seus lares, num sábado de manhã para participarem, como artistas ou espectadores de um recital de poesia: que é Literatura... que trata da arte de usar as palavras... que desenvolve o raciocínio... que abre os olhos e o coração para o mundo e os sentimentos humanos.
Por trás de cada poesia recitada naquele auditório, outrora um pavilhão para jogar bola em dias de chuva, estava uma vida que vencia mais um obstáculo... e por trás de cada obstáculo, uma história, em cada história um exemplo.
Em tempos de altas tecnologias, com o mundo globalizado que aproxima as distâncias e distancia as proximidades, é raro presenciar um evento desses por parte de um educandário... Qual é a receita?... Só um pouquinho de amor pela educação, afinal o ser humano faz melhor aquilo que faz deixando-se guiar pelo coração. Na ausência deste sentimento sublime que nos aproxima ainda mais dos alunos, continuaremos ouvindo queixas e mais queixas, “engolidas” com as tradicionais bolachinhas pedagógicas e café preto servido em micro-xícaras.
De coração, quero externar meu amor e admiração por esta escola que foi a primeira em minha vida e hoje torna-se marcante novamente, ajudando-me a subir mais um degrau na escada do conhecimento, e demonstrando que podemos “fazer a nossa história” na educação pública, com ousadia, indo além das bolachinhas com café naquele sofá marrom e deprimente no canto mais escuro da sala dos professores.
Aquele menino que há mais de duas décadas atrás chorava para entrar na sala-de aula, hoje chora de emoção ao ver que não foi só ele que cresceu: a escola também.
Márcio Roberto Goes

Cria da escola pública, com muito orgulho...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O Eterno Palanque

O Presidente Lula da Silva precisa descer do palanque, e rápido. Não sei se é por falta de escadas ou se há algum problema de locomoção, mas o dado concreto é que Sua Excelência está no palanque desde meados de 2002! É talvez um recorde histórico.
Ontem, 16 de agosto de 2007, o mundo acordou assustado com a queda das bolsas, com o tumulto nos mercados financeiros. Mal sabíamos nós que o palanque ambulante nos preparava emoções igualmente fortes. Começou em Contagem, MG, quando, entusiasmado com as próprias palavras, o presidente deu vazão ao tremendo incômodo que sente diante de doutores: fez uma breve e pífia comparação entre o programa Bolsa-Família e o programa de bolsas de pós-graduação no exterior.
De Minas, veio para o estado do Rio e, em Campos dos Goytacazes, ao inaugurar uma escola técnica, ao lado do governador do Rio, Sergio Cabral Fº, o palanque tremeu... Parte da meninada ali presente resolveu exercer seu direito e manifestou-se a plenos pulmões. Vaia sonora. Forte. Sincera.
O primeiro a reagir foi o governador. E o que fez esse jovem senhor? Vaiou os estudantes! E mais: convocou a platéia a vaiar junto com ele o ‘pequeno grupo’, segundo ele, de ‘pequenos burgueses exercendo o mau humor de barriga cheia’. Claro está que as vaias recrudesceram. O dono do palanque, querendo demonstrar sua vasta sabedoria em relação aos descontentes, pega do microfone e alerta o governador para não se incomodar com as vaias. E disse mais: que os estudantes, além de não terem a menor consciência política, ainda usam narizes de palhaço, ou de ‘palácio’, conforme o desenrolar do discurso. Todos percebemos no que aquilo ia dar e deu: maiores e melhores vaias...
Ainda restava uma oportunidade para o palanque se manifestar. Aliás, a mais gloriosa fala do dia. Em Realengo, por ocasião da inauguração da ampliação de uma unidade do Colégio Pedro II, o presidente Lula, momentaneamente esquecido que governa este país há mais de quatro anos e meio, confessou o seguinte:
“Esse povo, por mais humilde que seja, por mais que more num lugar degradado do país, ele só vira bandido e uma menina só vira prostituta porque o Estado até agora não ofereceu outro caminho para os jovens seguirem. Depois fica mais caro cuidar de um delinqüente e de uma menina grávida precocemente”.
Ele disse isso. E, nessa festa, melhor organizada por Cabral e sua turma, não houve vaias, mas uma charanga, música, aplausos, tudo para agradar ao chefe. A falta de vaias foi lastimável, mas, pelo menos, não foi necessário outro mico do governador.
Aqui no blog houve quem sugerisse, como o meu amigo Coronel, que deveríamos trocar o nariz de palhaço por um de pinóquio, quando fossemos nos reunir em volta do palanque ou mesmo em reuniões sem palanque. Discordo. Acho esse nariz de palhaço perfeito: caracteriza o que somos, nós, o povo ‘destepaíz’. Palhaços. Com lindos narizes vermelhos e livres para pensar e dizer o que quisermos, dando cambalhotas, fazendo piruetas e distribuindo tapas de mentirinha, mas estalados.
Esses somos nós. Exagero? O presidente Lula lá em cima do palanque diz o que quer, agride e ofende nossa inteligência, nos desrespeita de mil maneiras. O nariz é para ele? Não, o nariz vermelho é para nós mesmos. Povo fora do banquete, onde só entram dois brinquedos: João Bobo e Soldadinho de Chumbo.
João Bobo para quem não se lembra, é aquele boneco engraçado que balança, balança, vai quase ao chão, mas volta a ficar em pé. Ninguém o derruba. É encontrado em todo o Brasil, mas é mais numeroso em Brasília. Já os Soldadinhos de Chumbo, uniforme vermelho (cuidado: tinta tóxica), esses têm um grito em uníssono, como convém a uma tropa de recrutas bem treinada: ‘É preconceito! Querem ganhar na vaia o que não ganharam nas urnas’.
Da minha parte, não quero desrespeitar as urnas. Mas também não cansei de dizer o que penso e de pensar o que vou dizer. Portanto não canso de pedir, onde quer que vá: Vaiar é Preciso! De nariz de palhaço, sem nariz de palhaço, de cara limpa ou pintada, Vaiar é Preciso! É mesmo fundamental, se quisermos continuar a nos considerar cidadãos.
Podemos nos cansar de muitas coisas, menos de vaiar. É nosso direito, inalienável.
Vaiar é Preciso!

Maria Helena Rubinato

Pode ser ele?

Se o candidato a presidente não for do PT. Ciro Gomes é o candidato mais forte até o momento.

Julgamento do Mensalão

Embora poucos acreditem no resultado, o julgamento do caso do mensalão segue em frente. São 4o acusados. Curioso é que não aparecem as empresas que abasteciam o suposto mensalão.
Acompanhe o julgamento ao vivo no link abaixo.


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM606348-7823-TRANSMISSAO+AO+VIVO+G,00.html
.

ATUALIZAÇÃO FEITA ÀS 23 HORAS
.
STF transforma 37 denunciados em réus no caso mensalão
.
da Folha Online
O STF (Supremo Tribunal Federal) já transformou em réus 37 dos 40 denunciados no caso mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político. Entre eles estão os ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes), o empresário Marcos Valério, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP), além do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão.
A Corte julga a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os envolvidos no escândalo. O mensalão foi denunciado em 2005 pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).
O julgamento do caso começou na quarta-feira, com a leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa e a defesa para cada um dos 27 advogados dos denunciados --alguns advogados defendem mais de um acusado. (Confira a íntegra do relatório de Barbosa)
Na quinta-feira, os advogados dos denunciados concluíram a defesa de seus clientes e o ministro relator leu as preliminares apresentadas pelos advogados. Só a defesa do empresário Marcos Valério encaminhou 14 questões preliminares.
Na sexta-feira, terceiro dia de julgamento, a Suprema Corte anunciou os primeiros réus do mensalão: os dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarame, além da ex-vice-presidente Ayanna Tenório.
Após mais de 20 horas de intensos debates, o terceiro dia do julgamento terminou com 19 dos 40 envolvidos transformados em réus.
.
Confira a lista dos denunciados que já viraram réus e os crimes a que responderão:
João Paulo Cunha - corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato
Marcos Valério - corrupção ativa (3x), peculato (3x), lavagem de dinheiro
Cristiano Paz - corrupção ativa (3x), peculato (3x), lavagem de dinheiro
Ramon Hollerbach - peculato (4x), corrupção ativa, lavagem de dinheiro
Henrique Pizzolato - peculato (2x), lavagem de dinheiro, corrupção passiva
Luiz Gushiken - peculato
Kátia Rabello - gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
José Roberto Salgado - gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Vinícius Samarame - gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Ayanna Tenório - gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Simone Vasconcelos - lavagem de dinheiro e corrupção ativa
Geiza Dias dos Santos - lavagem de dinheiro e corrupção ativa
Rogério Tolentino - lavagem de dinheiro e corrupção ativa
Anderson Adauto - lavagem de dinheiro (2x) e corrupção ativa
Paulo Rocha - lavagem de dinheiroProfessor Luizinho - lavagem de dinheiro
João Magno - lavagem de dinheiroAnita Leocádia - lavagem de dinheiro
José Luiz Alves - lavagem de dinheiro
Pedro Henry - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
José Janene - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Pedro Corrêa - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
João Cláudio Genu - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Enivaldo Quadrado - formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Breno Fischberg - formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Carlos Alberto Quaglia - formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Valdemar Costa Neto - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Jacinto Lamas - corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Bispo Rodrigues - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Antonio Lamas - lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
Roberto Jefferson - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Romeu Queiroz - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Emerson Palmieri - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
José Borba - corrupção passiva e lavagem de dinheiro
José Dirceu - corrupção ativa
José Genoino - corrupção ativa
Delúbio Soares - corrupção ativa
.
MATÉRIA DO JORNAL NACIONAL SOBRE O JULGAMENTO

Não tem terceiro mandato

"Não tem essa de o povo pedir. (...) Passo a faixa para outro presidente da República em 1º de janeiro de 2011.”
Lula, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo

SÓ EM 2012



PT E PMDB JUNTOS EM CAÇADOR SÓ EM 2012. É CLARO SE NENHUM DELES GANHAREM A PRÓXIMA ELEIÇÃO. NO MOMENTO QUALQUER NAMORO OU COISA PARECIDA É DESCARTADO, ESPECIALMENTE PELO PT. PORTANTO O ROMANCE SÓ TERÁ ALGUMA VIABILIDADE EM UM FUTURO AINDA DISTANTE.

Charges


domingo, 26 de agosto de 2007

"Cobalchini não serve"

"Cobalchini não serve". Essa é a opinião de alguns dirigentes petistas de Caçador. O curioso é que Cobalchini sempre alimentou uma esperança grande no PT local.
Senadora Ídeli já andou declarando que é fã ou era do Secretário Regional.

Augusto César Sandino



Vamos lá Sérgio Cabral!

Vamos lá Sérgio Cabral. Governador do RJ sempre cheio de idéias até agora não conseguiu dar uma resposta eficiente para os graves problemas do estado (Saúde e Segurança Pública).

Rascunhos

RISÍVEIS BOICOTES
Risível é a campanha de certos internautas a favor de um boicote a certos programas de televisão e a certos jornalistas.
Gente vamos procurar alguma coisa mais útil para fazer. Mesmo o ridículo tem lá os seus limites.

CONTROLE DA INTERNET
Por ora a Internet funciona como um território livre, poucas restrições existem. Esse fato provavelmente não vai durar muito. Os abusos tem sido grandes.

E O DINHEIRO DE CUBA?
No auge das denúncias contra o governo federal até denúncias de dinheiro vindo de cuba apareceu. Denúncias feitas, nada provado e tudo ficou no dito pelo não dito.

PALLOCI REABILITADO
Palloci vai ser o relator do projeto de prorrogação da CPMF. Está novamente em plena atividade.

PT PAULISTA
O PT de SP vai tendo sensíveis calafrios com a volta do caso mensalão as manchetes.
CPMF
O maldito imposto do chegue ao que tudo indica vai ser prorrogado.

Caça as candidaturas femininas

Partidos tratam de filiar mulheres até o próximo mês. São obrigados a lançaram um número mínimo de candidatas femininas. Triste realidade, poucas mulheres se atraem pela vida partidária. Também não é para menos

Charges








Coluna do Rafael Seidel

A história ensina à política
Entrevista com Ibrahim Socreppa
“Não sou candidato a nada”. Com esta expressão, o mais novo filiado do PTB, Ibrahim Socreppa, define o seu início de jornada através da não tão expressiva sigla no Município, que tem no padre Flávio Tartari e Osmar Barcaro, os seus nomes de maior destaque.
Ibrahim e Soares: Trata-se de um partido de projetos e de mudanças
Socreppa, que já foi candidato a prefeito em 1982, pelo PDS, afirma que de maneira nenhuma, cogita participar de uma nova eleição. Em Caçador, diz ele, só tive um cargo remunerado no serviço público e somente por um ano, como assessor de Gabinete. As demais atividades foram apenas representativas e sem qualquer remuneração.
A comunidadeEx-integrante do PMDB, Socreppa prefere não salientar motivos para a saída do partido, mas segundo enfatiza, no PTB, suas idéias de trabalhar cada vez mais para a classe trabalhadora. Neste contexto, ele destaca a sua participação ativa com a comunidade. “Fui um dos fundadores e o principal motivador na nova construção da primeira Igreja do Evangelho Quadrangular em Caçador. Havia apenas uma meia água abandonada e tudo começou embaixo de lonas”, lembra Socreppa.
Liderança
Hoje, atua como líder nos mais diversos setores. É presidente da Associação de Moradores do Centro e fundador de várias Associações, inclusive da das Micro e Pequenas Empresas (Ampe), na qual é diretor-executivo. Ocupa ainda, a presidência do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego e é membro-coordenador do Conselho da Cidade, além de vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento econômico de Caçador.
Cargos
“Não é somente com cargos eletivos que se podem prestar serviços à comunidade. Quero influenciar para que a reforma política comece pelas bases, onde os partidos é que são importantes”, diz Socreppa, com um discurso já afinado em torno de não concorrer a vaga nenhuma, “nem a síndico de prédio”, como brinca.
Projetos no PTB
Para se viabilizar as suas idéias dentro do PTB, Socreppa afirma que é possível com projetos, não somente aqueles que só aparecem nas vésperas das eleições, mas projeto da realidade atual, mostrando o posicionamento do partido em todas as questões, de acordo com a atualidade. “Um partido político tem que ser uma entidade atuante e organizada”, salienta.
O partido político
Socreppa diz que o partido deve usar o espaço na mídia em beneficio da comunidade, agindo sempre no coletivo. “Aliás, é o que venho fazendo em todas as minhas ações há muito tempo, em colaboração espontânea”, revela, explicando que “temos em mente muitos projetos e o PTB tem boas condições para colocarmos na prática”.
O concreto
“Se nós fizermos uma retrospectiva na história, vamos constatar que muitas coisas boas foram idealizadas e concretizadas pelo PTB, que ainda hoje permanecem como um grande referencial. Trata-se de um partido de projetos e de mudanças e que, historicamente, se afina com a classe trabalhadora”, diz.
Empreendedor?
Convite para os eventos organizados pelo Núcleo de Jovens Empreendedores trazia a lista com as autoridades que estariam recepcionando os participantes da Assembléia Estadual, que aconteceu nesta sexta-feira, 24, em Caçador. No entanto, o prefeito Saulo Sperotto, que foi considerado como prefeito empreendedor, deveria participar do evento, mas não compareceu. Aliás, nem ao menos um representante foi mandando. E a história fica mais interessante quando se via no almoço, junto com os visitantes um prefeito, mas o de Calmon, João Batista De Geroni. Têm algumas pessoas questionando a avaliação de empreendedor dada a Sperotto.
Evento
Esse evento tem uma grande importância, já que está reunindo jovens do Estado inteiro, que chegaram a Caçador para conhecer as potencialidades do Município. A iniciativa privada, maior apoiadora de toda a programação, foi a que se destacou. Pela manhã, os jovens empreendedores visitaram as empresas Sul Brasil e Viposa e receberam orientações e dicas de pessoas que se destacam com grande empresas, mas que começaram, conforme contaram os protagonistas, Jovelci Gomes e Elias Seleme, com pequenos empreendimentos e muito trabalho.
Sintonia
Deputado Reno Caramori e vice-prefeito Lucir Christ e secretário da Saúde, Vilso Soares, do PTB, na abertura da Conferência de Assistente Social, na manhã desta sexta-feira, 24.
Coligações
Vereador Marcos Creminácio, do PT, afirmou que, ao contrário do que se está sendo divulgado, não há nenhuma aliança acertada com o PMDB, ainda mais que o Partido dos Trabalhadores não abre mão da chapa majoritária, ou seja, da indicação do nome para candidato a prefeito. Creminácio afirmou que um possível candidato do PMDB, Valdir Cobalchini, não serve para o mandato popular proposto pelo PT.
Aniversário
Quase completando dois anos de aniversário, um pequeno buraco, usado na Fúria Cabocla, no Largo da Ferroviária, ainda está aberto e cheio de água. A escavação, que servia para apagar as chamas do piloto de um avião que caia, de acordo com a encenação, já teve a garantia de que ia ser fechada pela Secretaria Regional. Até agora nada. Hoje, se fala tanto em não deixar água parada para evitar o mosquito da dengue, mas no centro da cidade não se coloca isso em prática.
Aumentos
Interessante, mas pelo que se sabe, logo deve-se fazer a licitação para os serviços de transporte coletivo em Caçador. Só que, no dia 1º de setembro, as passagens serão aumentadas novamente, devido aos custos operacionais da Auto Coletivo. Estamos em Caçador.

Pode ser ela?



Se o PT tiver uma candidatura própria a presidente, a senhora Dilma Roussef está na disputa.

Grandes dribles

Faltou a coragem necessária

Agora a instância que vai Julgar José Dirceu é o supremo. Faltou a coragem necessário para que o PT fizesse a sua investigação.

Michel Platini

Michel Platini foi um dos maiores jogadores franceses, nos anos 70 e 80.

sábado, 25 de agosto de 2007

Vestibular ou Sorteio?

O senador Sibá Machado PT/AC, tem defendido o que acredita ser uma medida eficiente e justa para substituir o vestibular, que considera ser injusto. O nobre parlamentar, quer que o vestibular seja substituido por um sorteio nacional para o ingresso no ensino superior público.
Concordaria com a idéia, desde que fosse feito também um sorteio para escolher os senadores, talvez também fosse um critério mais justo.

Que assim seja!


U2 em São Paulo



Mundo - Nova Arma

Campanha



A perdição do senador Renan


Metáfora do Brasil


sexta-feira, 24 de agosto de 2007

REFUGIADOS AMBIENTAIS

Tudo tem levado a crer, que neste século XXI, conheceremos um tipo especial de refugiado, os ambientais.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Eric Clapton - Tears in Heaven

Errei!

Coloquei um vídeo do Jogador argentino Gabriel Batistuta neste blog e disse que teria sido ele, quem fez o gol que eliminou o Brasil da copa de 90.
Graças a um amigo anônimo, que me corrigiu. Retifico aqui. Em 90, quem fez o gol que eliminou o Brasil foi Caniggia.
Batistuta participou das copas de 94, 98 e 2002.
Muito obrigado ao amigo anônimo.
UM BLOG É UM ESPAÇO SÉRIO E DEVE PASSAR AS INFORMAÇÕES CORRETAS.
UM ABRAÇO A TODOS!

Golaços



As meninas do Jô

Soares reúne as quartas-feiras um grupo de jornalistas, que batem firme no governo. Tem uma turma querendo o coro do famoso Jô.

Que coisa gente, a democracia é assim. Querem aplausos? Façam por merecer.

Voltando ao Sul

Depois de um longo período ,aparentemente, evitando o sul. Amanhã, 24 de agosto, o presidente estará no RS. Em solo gaúcho, o presidente já não é tão querido, como era em outros tempos.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Governar não é protelar

Seria altamente positivo que o mandatário maior do Brasil, já estivesse convencido de que governar não é protelar decisões.
O presidente tem se caracterizado como um protelador, isso não tem facilitado em nada a vida do governo.
A protelação só tem servido para aumentar a angústia com que a as decisões são aguardadas.
Quando o governo toma uma trombada, as decisões saem, atabalhoadamente, mas saem. Até para dar alguma satisfação a sociedade.

Melô do Mensalão





O salário dos controladores


Os controladores de tráfego aéreo ganham 1600 reais no Brasil. Nos EUA ganham o equivalente a 10000 reais.

Luciano Pires no Jô Soares

POVO NA RUA

Senador Simon tem conclamado o povo a ir as ruas, contra a corrupção, será que o povo está com medo ?

Charge

terça-feira, 21 de agosto de 2007

TROCA-TROCA

Até o inicio do próximo mês vai ser um festival de troca de partidos. É o prazo fatal para quem quer concorrer. E a ideologia é um palavrão para os trocadores.

As ruas de São Bernardo em 2011

O presidente Lula tem afirmado que pretende andar tranquilamente pelas ruas de São Bernardo, sua cidade, em janeiro de 2011. Veremos se assim será?

Agora é com a justiça!

O PT se omitiu não investigou nem julgou os seus dirigentes acusados no episódio do mensalão. Agora caberá a justiça fazer esse serviço.

Sexta-feira dos cansados

Na última sexta-feira os cansados fizeram um minuto de silêncio foi mais um ato do movimento.

Privilégios públicos

Carregar o celular em repartição pública, utilizar o telefone das mesmas para ligações pessoais, utilizar carros oficiais para serviços particulares, são algumas das tantas práticas recorrentes, e todo mundo faz de conta que é normal.

NOSSAS RUAS

As ruas das cidades brasileira são uma vergonha. Praticamente não existe uma única cidade que possua todas as suas ruas calçadas ou asfaltadas.

Saúde

Saúde continua no seu caos de sempre. No nordeste, especialmente, uma greve dos médicos tem feito a população vivenciar o mais absoluto caos no setor.

MENSALÃO


O discurso de Jefferson durante a cassação



Jefferson foi o denunciante do suposto mensalão

.
Parece que chegou a hora do julgamento do rumoroso caso do mensalão. O processo pode levar vários anos.



Coluna do Rafael Seidel

Apertem os cintos...

As definições partidárias começaram. A partir de agora, as convenções municipais dos partidos passam a moldar o cenário das eleições de 2008. PT e PMDB reuniram seus filiados e colocaram as cartas na mesa. Pelo lado dos petistas, apenas a decisão de se manter uma candidatura própria, assim como acontecem em todas as eleições. Para este pleito, então, os militantes estão mesmo alvoroçados, pois nunca na história do partido em Caçador houve a possibilidade de se chegar na frente e eleger o líder máximo do Executivo. Do outro lado, vem o maior partido de Caçador e um dos maiores do Estado, com a idéia de um fortalecimento cada vez maior, principalmente com as obras faraônicas apresentadas e iniciadas na região pelo governo LHS. O que chama muito a atenção é o fato dos partidários terem um grande interesse em coligar com o PT. O Congresso realizado neste final de semana deixou isso bem claro. Só que os projetos de cada um dos partidos pode deixar que isso fique apenas na vontade. A dificuldade estaria em um dos dois grande partidos, por assim dizer, abrir mão da cabeça de chapa e ficar com o vice. O PT argumenta que isso é impossível, pois hoje está numa crescente, com dois vereadores na Câmara e por duas vezes em segundo lugar no pleito municipal, além de deter o Governo Federal. Para o PMDB, que tem três vereadores eleitos, o argumento é de que o Governo do Estado está do seu lado e que a força municipal já é bem consolidada, apesar de ter amargado um simples terceiro lugar no pleito de 2004. As cartas foram jogadas.
Líderes

Nos encontros realizados neste final de semana, a presença das lideranças partidárias estaduais foi notável. Do PT, o presidente estadual do Partido, Pedro Uczai. Já do PMDB, o governador Luiz Henrique da Silveira, o presidente do partido, Eduardo Pinho Moreira, o senador Neuto de Couto, o presidente do BRDE, Casildo Maldaner e o secretário Regional, Valdir Cobalchini.
Transporte coletivoNa tentativa de manter-se como mandachuva dos transportes coletivos municipais, a Auto Coletivo Caçador entrou com uma ação tentando derrubar a decisão de se abrir licitação para o setor no Município. Só que desta vez, a tentativa foi inútil e, realmente, a licitação deverá acontecer. Apenas a prestação de bons serviços durante vários anos não é mais motivo para que a empresa permaneça sem trazer mais benefícios a toda a comunidade. Uma parceira com a Prefeitura poderia definitivamente ser feita e as casinhas para os passageiros esperarem os ônibus poderiam ser construídas. A passagem poderia ser menor, com a implantação de um terminal urbano, assim como já é em diversos outros municípios, inclusive menores que Caçador, como Concórdia. Agora, a licitação deverá sair após uma análise do trânsito da cidade ser feita.
Transporte coletivo I

Interessante salientar que as casinhas para os pedestres foram mesmo criadas por quem nunca andou de ônibus, já que não protegem nada. Aliás, em plena avenida Barão do Rio Branco, mais precisamente no Largo Manoel Siqueira Bello (Largo Caçanjurê) não há nem uma dessas péssimas casinhas como as instaladas em outros lugares. Isso que no local, diariamente, centenas de pessoas esperam os ônibus e quando chove, têm que ficar embaixo de marquises de lojas. Que vergonha!
Deu no site do Terra

SC: governador tem 83 processos na Justiça Eleitoral

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), está sendo julgado em 83 processos na Justiça Eleitoral desde o início do ano passado. A informação foi dada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, uma semana após o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Delgado, apresentar um parecer pela cassação do governador catarinense durante julgamento em Brasília. Dos 83 processos movidos contra o peemedebista desde janeiro de 2006, em dois existe a possibilidade de cassação de mandato. O TRE informou que uma Ação de Impugnação do Mandato Eletivo (AIME), corre em segredo de justiça no Tribunal de Santa Catarina, baseada no artigo 14 da Constituição Federal. E no TSE, o processo em que o ministro pediu a cassação do governador é um recurso contra diplomação, baseado no artigo 262 do Código Eleitoral. Nesse processo, o ministro Delgado acatou a acusação feita pela coligação derrotada nas últimas eleições, que teve como candidato o ex-governador Esperidião Amin. O magistrado entendeu que Luiz Henrique teria se aproveitado da condição de chefe do Executivo para ter praticado atos de abuso de poder econômico, capazes de "desequilibrar o pleito estadual". O maior problema apontado foi a veiculação de uma série de propagandas institucionais em jornais do interior e televisão. Nos outros 81 processos em que é acusado, o TRE de Santa Catarina afirmou que as penas podem ser convertidas em multas, caso o governador seja condenado.
Longe da política

Glorioso Antonio Bordignon, o Tonho, está agora longe da política caçadorense se dedicando ao seu mais novo empreendimento: a Balada Tônus. Neste final de semana, Tonhever acertou na festa e lotou o requintado local, com muita gente bonita, animada pelo dj Salsicha e dj Daiana, além do Grupo Sedução. Para o próximo final de semana, a casa vai realizar a Festa dos Solteiros, numa promoção conjunta com o Núcleo de Jovens Empreendedores de Caçador.
*Este espaço não expressa necessariamente a opinião deste Portal.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Todo mundo contra o cansei

Aparentemente grande parte dos que se manifestam, por jornais e pela Internet, parecem não simpatizar com o tal do movimento cansei. Curiosa as manifestações, aparentemente a maior oposição ao movimento se dá pelo fato de dele participarem pessoas ricas.

Realmente as pessoas abastadas em nosso país nos últimos anos, poucas vezes foram as ruas, seja por qualquer motivo que fosse. Mas agora estão saindo, tenho pensado se o pessoal não está confundindo um pouco as bolas.


Em primeiro lugar me parece que nem todos os participes desse movimento são ricos. Em segundo lugar, o movimento me parece por ora tópico e sem uma definição muito clara.


Aparentemente só acertaram no nome CANSEI. Em verdade quem, em nosso país não está cansado dos vários problemas que enfrentamos há anos?

No entanto, milhares de protestos nossa sociedade já fez, e, nossos graves problemas sociais só foram se acumulando. Somos ricos em termos de greves e protestos, e, nossos principais problemas vão só rolando, e nunca encontram uma definição.


SEJA RICO OU SEJA POBRE, NOSSA CONSTITUIÇÃO GARANTE O LIVRE DIREITO A MANIFESTAÇÃO, E CADA UM RESPONDA POR SUAS POSIÇÕES.

A tragédia peruana


Tomar posse antes da eleição

Se tem uma coisa ruim é um candidato e um partido tomarem posse antes da eleição. E isso seguidamente acontece.

domingo, 19 de agosto de 2007

Políticos = Jogadores?

O presidente comparou os políticos com os jogadores de futebol. Novamente, uma comparação sem fundamento. Quais são as afinidade entre as duas atividades?

MENTIR, MENTIR, MENTIR!

Essa é a grande estratégia do senador Renan Calheiros. O método visa buscar o esquecimento da sociedade, para que ele então pare de falar e mentir.
Portanto façamos com que continue mentindo.

Vila Belga, Santa Maria/RS








Quem for a Santa Maria deve visitar a vila Belga construída no inicio do século XX, por iniciativa de brasileiros e belgas no inicio da instalação da ferrovia.

A farra dos bancos

Escrito por Léo Lince
09-Ago-2007

Primeiro foi o Bradesco. Os jornais da terça-feira, sete de agosto, trouxeram a notícia do novo recorde histórico. O lucro líquido declarado pelo banco alcançou, no primeiro semestre deste ano, a espantosa soma de R$ 4,007 bilhões, um montante superior em 27,9% ao abocanhado no mesmo período no ano de 2006. Até então, era o maior resultado já obtido em um semestre por um banco privado no Brasil.

No dia seguinte, no entanto, o pódio de ouro do ganho financeiro tinha novo titular: o banco Itaú. Seu lucro líquido declarado no semestre foi de R$ 4,016 bilhões, resultado 35,8% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Superou o concorrente nesta corrida absurda, onde o vendaval da rapina legalizada e contínua concentra a riqueza num número cada vez menor de mãos.

Logo em seguida virão os resultados dos bancos privados menores, onde a mesma tendência de aceleração do ganho na intermediação financeira deve ser registrada. E também o resultado do Banco do Brasil que, embora público, opera no mesmo diapasão dos bancos comerciais. Uma verdadeira farra ensandecida que os jornais noticiam com ares de fatalidade natural. É a lógica implacável do modelo econômico dominante, diante do qual ao cidadão é reservada a condição de vítima silenciosa.

São dados que afirmam o Brasil como um verdadeiro paraíso dos banqueiros, onde a extorsão financeira nada de braçada. O gráfico tipo escadinha, que compara nos semestres a lucratividade da banca privada, se desenha com patamares cada vez mais elevados e sofre uma súbita elevação neste ultimo período. No caso em pauta, dados dos primeiros semestres, o Itaú evoluiu assim: em 2004, R$ 1,824 bilhão; em 2005, R$ 2,474 bilhões; em 2006, R$ 2,958 bilhões; em 2007, R$ 4,016 bilhões. A escadinha do Bradesco não é diferente, e ambos anunciam que vão lucrar ainda mais no próximo semestre.

Como diria o nosso loquaz presidente, nunca em nenhum governo ou momento da história, desde que os fenícios inventaram o dinheiro, se ganhou tanto em tão pouco tempo. Até a Folha de S. Paulo, em editorial do dia 8/8, afirmou que “os banqueiros (...) continuam acumulando motivos, medidos na casa dos bilhões, para aplaudir o governo petista”. Não foi, é claro, o governo Lula que inventou a engrenagem infernal do cassino financeiro. Mas está comprometido com ela até a medula, pois a política econômica do governo é o principal motor da sangria desatada.

Sem dúvida, os ganhos da casta financeira no Brasil suplantaram o patamar do humanamente tolerável. Esse dinheiro que gera dinheiro é o reverso dos gargalos que atravancam o funcionamento dos demais setores da economia. Recolhido nas fortalezas inexpugnáveis da banca privada, livre de qualquer tipo de controle social, ele é uma fonte de dominação e avassalamento. O Banco Central, que deveria ser o agente público regulador do sistema financeiro, presta serviço ao inimigo. Ao operar como guardião dos postulados da macroeconomia conservadora, ele abre largas avenidas para a reprodução continuada da espetacular farra dos bancos.


Léo Lince é sociólogo.

Faltam as bases

Lança-se um PAC, para o Brasil crescer. Mas como vamos crescer sem pesquisa, sem conhecimento, sem aquela estrutura que os paises organizados do mundo criaram, para serem as bases do desenvolvimento.

Jo Soares - Prof Marins Parte 1

Jo Soares - Prof Marins Parte 2

Jo Soares - Prof Marins Parte 3

Bon Jovi - I'll Be There For You

Charge



As mudanças

“É preciso mudanças. Muita gente acha que o melhor é deixar como está pra ver como é que fica. Mas basta observar algum tempo qualquer pessoa sentada pra perceber que a mudança é fundamental ao ser humano. Nem que seja apenas pra descansar a outra parte da bunda.”
Millôr Fernandes

Até em Roseana Sarney estão falando

Estão cogitando até o nome de Roseana Sarney para substituir o senador Calheiros na presidência do senado. Resta saber se já foi devidamente explicado aquela montanha de dinheiro que estava sendo reunida para sua campanha em 2002. No mais, é mais uma dos mesmos esquemas de Renan, é a famosa troca de seis por meia dúzia.

sábado, 18 de agosto de 2007

Mais vereadores

Deu no Blog do Noblat:

"Brasil poderá ter até mais oito mil vereadores
De Maria Lima e Isabel Braga em O Globo, hoje:
"A Câmara se prepara para votar a polêmica emenda constitucional que recria vagas de vereadores cortadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004. O aumento das vagas, segundo cálculos, poderá variar de 5 mil a 8 mil. Se for aprovado com base neste último cálculo, baseado nas estimativa populacional do IBGE de 2006, o Congresso estará recompondo quase a totalidade do corte feito pelo TSE (8.527 vagas).
Os defensores da emenda enfatizam que haverá redução no repasse de recursos das prefeituras para as Câmaras de Vereadores. A emenda, apresentada em 2004 pelo deputado Pompeu de Mattos (PDT-RS), foi aprovada na comissão especial ano passado. O texto cria, com base na população dos municípios, 24 faixas diferentes, com mínimo de 9 vereadores e máximo de 55. E inclui redução em 0,5% do orçamento que as prefeituras podem repassar às Câmaras. Se for aprovada este ano, a ocupação das novas vagas ocorrerá em j aneiro de 2009." Leia mais em O Globo"

Charges


Charge

Castelos



O esperançoso!

"A esquerda precisa fazer uma autocrítica de seus métodos de trabalho. Precisamos recuperar a prioridade nos núcleos de base, na formação política dos militantes, na construção de meios de comunicação de massa e na luta social, única maneira de acumular forças para um projeto estratégico."
João Pedro Stedile

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Evitando o Sul

A agenda presidencial cuidadosamente tem evitado o sul do Brasil. Qual será o motivo? Seria o frio das últimas semanas ou o temor de uma vaia?

Qual o problema com as vaias?

Veja a reação do presidente e do governador do Rio:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM715227-7823-LULA+E+CABRAL+SAO+VAIADOS+NO+RIO,00.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Blog do Sidney Rezende

http://www.sidneyrezende.com/sec_blog.php

Marginalização

Setores da Igreja católica identificados com a teologia da libertação, a cada dia se encontram em uma posição mais marginal dentro do Partido dos Trabalhdores.

As melhores postagens

A arte de calar
.
É sinal de inteligência e sabedoria falar pouco, falar bem e não falar mal de ninguém.Contudo, calar-se é ainda mais importante, quando calar-se é dizer tudo.
.
Há quem se cale por não ter realmente nada para nos dizer, mas há também quem se cale por omissão, quando seria um dever falar, escrever, gritar, colocar a boca no trombone, como se dizia antigamente.
.
Calar-se na hora certa e pelos motivos certos é uma verdadeira arte cujas regras um pequeno livro do Abade Dinouart quer nos transmitir. Autor francês do século XVIII, suas admoestações para que façamos silêncio ainda hoje são pertinentes.
.
Sutileza não lhe falta. Ao mesmo tempo que recomenda o silêncio, lembra que há silêncios falsos, aqueles que simulam uma sabedoria que, de fato, inexiste. Nem sempre calar-se significa profundidade de pensamentos. Pelo contrário, é camada de verniz que recobre um vazio sepulcral.
.
Mas há ainda outros silêncios, e alguns deles diabólicos. Há o silêncio manipulador, o silêncio torturante, o silêncio chantagista, o silêncio rancoroso, o silêncio conivente, o silêncio da zombaria, o silêncio imbecil, o silêncio do desprezo. Há pessoas que matam com seu silêncio.
.
Há silêncios que esmagam a justiça e a bondade, na calada da noite. Por isso o silêncio rico de significado é ainda mais apreciável e luminoso.
.
Falo do silêncio que prenuncia novas palavras.
.
Falo do silêncio que é solidariedade na dor.
.
Falo do silêncio que soluciona cisões.
.
Falo do silêncio que pergunta.
.
Falo do silêncio que perdoa.
.
Falo do silêncio que ama.
.
O silêncio mais puro é aquele que guarda a confidência. Este silêncio jamais é excessivo. Não se deve apregoar aos quatro ventos o que foi murmurado na intimidade da amizade e do amor.
.
O silêncio mais sábio é aquele que fazemos diante dos impertinentes, intolerantes e desbocados. É o silêncio do Cristo inocente diante dos acusadores, o silêncio dos espaços infinitos diante da quase infinita capacidade nossa de falar ou escrever sem razão.
.
Calar da maneira certa é deixar que uma voz mais profunda seja ouvida. A voz severa, a voz serena, a voz suave e firme da verdade.O verdadeiro silêncio diz a verdade que não se pode calar.
.
O verdadeiro silêncio nunca será cedo demais.Quero ouvir o silêncio que tudo explica.
.
A arte de calar, Martins Fontes, 2001, 80 páginas.Gabriel Perissé
.
Publicado originalmente no dia 21 de dezembro de 2006 neste Blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Esperando 2010 chegar

Quando não se tem grandes expectativas em relação a um governo instalado, resta esperar pelo seu fim. Por melancólico que seja, esse parece ser o estado de ânimo de boa parte da sociedade brasileira.

Um governo composto por onze partidos, quase todos, com medíocres passagens por outros governos, não pode, evidentemente, gerar outro sentimento que não seja o de exaustão e desesperança.


Resta torcer para que não façam o pior. Torcer, no entanto parece muito pouco, se levantamos um pouco os olhos, veremos, que o que nos espera após 2010, também não é lá grande coisa.


A sociedade brasileira, não obstante, tímidos avanços que vem dando nos últimos anos, tem uma dificuldade muito grande em democratizar-se. Padecemos de uma intervenção permanente dos governos, que invariavelmente, estão muito abaixo de expectativas mínimas, e assim vamos nos arrastando rumo a um futuro incerto e desconhecido.

Charge


Namoro na escola

Há algum tempo atrás o fantástico fez uma grande descoberta. Os jovens e adolescentes são favoráveis ao namoro na escola, eu também sou, o único problema é que boa parte dos alunos só tem ido a escola para isso. Assim também não dá.

Pedro Haidar

Nossa guerra

Artigo publicado no Jornal do Commercio, no dia 10/08/2007Cristovam Buarque* http://www.blogdocristovam.com.br/
Na semana passada, no município catarinense de Joaçaba, uma moça pôs um gravador na minha frente e perguntou: "O que você diria ao pai de um jovem de 16 anos que diz ter decidido ser professor?" Respondi: "Diria que me sentia como se o rapaz estivesse se alistando no Exército em tempos de guerra. O pai tem todo o direito de se assustar com o futuro do filho, mas tem motivos para se orgulhar do seu patriotismo". A pergunta de Santa Catarina se justifica plenamente. Hoje, raros pais ficam felizes com a opção de um filho pelo magistério.Um mês atrás, em Brasília uma professora da rede pública me disse que o pai deixou de falar com ela, desde quando ela lhe comunicou sua opção pelo magistério. No Brasil, escolher o magistério é um gesto extremo, como alistar-se para ir à guerra.É triste reconhecer, mas a carreira de professor não oferece um futuro promissor. O jovem que escolhe essa carreira provavelmente terá um salário baixo, trabalhará em escolas fisicamente degradadas, não cotará com modernos equipamentos, enfrentará turmas desmotivadas e estará sujeito a atos de violência. Entretanto, são esses os profissionais que enfrentarão a guerra da construção do futuro do Brasil. São soldados do futuro, são patriotas.A razão óbvia para essa posição está nas péssimas condições de trabalho, inclusive salariais. Por trás, há razões mais profundas. Quando um jovem escolhe a carreira de médico ou engenheiro, o pai vê três vantagens: um futuro promissor, uma boa remuneração e o orgulho de filho que ajuda a construir o País. É um soldado do futuro e bem pago. Na opção pelo magistério, o pai não tem o sentimento de construção do futuro, do respeito social pelo filho, e sabe dos baixos salários que ele provavelmente terá.Ainda mais do que o salário, o que pesa na frustração dos pais é a falta de reconhecimento, como se esta fosse uma profissão menor. Mas a falta de reconhecimento decorre principalmente do baixo salário. Cria-se um círculo vicioso: não é uma carreira de sucesso poque os salários são baixos, e não há reconhecimento. O professor se sente diminuído e mais diminuído fica.Os servidores do Banco Central fizeram uma greve, no mesmo período que professores em diversos estados. Em média, o simples aumento pleiteado pelos funcionários do Banco Central equivalia a quase duas vezes o salário mensal dos professores. Porque, na visão do Brasil, a educação é secundária. Não se percebe que o futuro econômico nacional está no capital-conhecimento, e que a quebra da desigualdade social só virá com o acesso de todos a uma escola com a mesma qualidade.Quando a falha de infra-estrutura aérea ficou evidente, o governo decidiu construir novas pistas, novos aeroportos, trens especiais para levar os passageiros. Bilhões de reais foram rapidamente prometidos. Isso porque os aviões precisam decolar. Mas não há recursos para fazer o País decolar com a construção dos aeroportos do futuro: as escolas.A maior dificuldade para tirar o Brasil do impasse que vive sua sociedad é convencer a opinião pública de que a escola é importante e os professores são os construtores do futuro.Quando isso acontecer, no momento em que nascer uma criança, seu pai vai colocá-la nos braços, olhará seu rostinho e dirá: "Quando crescer, vai ser professor". E pensará: "vai ter uma bela carreira, um bom futuro e ajudará o Brasil a vencer nossa guerra contra a pobreza, o atraso, a desigualdade". Nesse dia, a pergunta feita na semana passada perderá o sentido.
* Professor da Universidade de Brasília, Senador pelo PDT / DF.

Vai, vai abusando!

Senador Renan fez mais um discurso ontem no senado para se explicar. Vai, vai abusando da nossa paciência trambiqueiro.

As esquerdas precisam de biologia

Em geral, são as esquerdas que utilizam a categoria de classe social para o entendimento da sociedade, principalmente de seus conflitos e dos mecanismos de exploração de uns sobre outros a partir do lugar que cada um ocupa no processo produtivo. Esta categoria ajudou a mostrar a desumanização que multidões padecem e as formas de como enfrentá-las para que não se perpetuem e se possa construir relações que permitam o ser humano tratar humanamente a seus semelhantes. Mas a classe, por imprescindível, é insuficiente para dar conta da complexidade da sociedade. Importa inseri-la dentro de uma realidade maior, subjacente a todos os fenômenos sociais: sua base biológica. Sem a garantia da base biofísica e ecológica da vida, os problemas ficam dependurados no ar. Importa entender que sociedade e meio ambiente são interdependentes, partes inseparáveis de um único processo evolucionário e planetário. A atividade biológica representa uma propriedade de Gaia, que inclui os seres vivos, especialmente os humanos e sua infra-estrutura físico-química-informacional, expressões de um todo vivo e sistêmico. Dai que o pacto social deve ser articulado com o pacto natural. Não se pode também olvidar a segunda lei da termodinâmica, a entropia, o desgaste lento e irrefreável do uso de energia até seu esgotamento total na morte térmica. Quanto mais acelerarmos o processo produtivo e quanto mais consumirmos, mais gastamos energia e assim fazemos aumentar a entropia. O ser humano não pode deter a entropia mas pode desacelerá-la, favorecendo formações sociais com menos uso e desperdício de energia, prolongando assim o tempo de sobrevivência pessoal e coletiva.
Da consciência de classe devemos passar à consciência de espécie, da classe social à biologia social. A consciência de espécie é fundamental na relação ser humano-natureza. De nosso comportamento coletivo face às questões ligadas à biologia como a biodiversidade ameaçada, a escassez dos recursos, o crescente aquecimento global, atestado agora pelo IPCC, o problema demográfico angustiante e as questões das armas de destruição em massa, depende a sobreviência de nossa espécie homo. Esta questão ultrapassa a classe social, pois a ameaça atinge indistintamente a todos. Todavia, há que se reconhecer com os marxistas que a diminuição da desigualdade e a justiça societária são precondições para o equilíbrio sócio-ecológico que retarda os efeitos da entropia.
Jean-Paul Sartre, numa entrevista, pouco antes de morrer, ao jornal italiano La Repubblica de 14 de abril de 1980 talvez nos ajude a entender a questão. Fala da origem biológica comum e do fim da espécie humana. Diz ele:"Não somos seres humanos completos. Somos seres que se dabatem para estabelecer relações humanas e para chegar a uma definição de ser humano. É uma luta longa que consiste em procurarmos viver juntos humanamente. É pois, mediante esta busca, que não tem nada a ver com o humanismo, que podemos considerar o nosso fim. Em outras palavras, nosso fim é alcançar um corpo constituido no qual cada um se sinta ser humano e uma coletividade que se sinta também humana".
Numa linguagem da cultura humanística ele diz a mesma coisa que dissemos acima na linguagem da biologia. Falta-nos muito ainda para sentirmo-nos parte da natureza e tratarmos humanamente os humanos. Caso contrário, corremos o risco de conhecer o caminho já percorrido pelos dinossauros.
Leonardo Boff

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Coma Feijão

Veja o Vídeo
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM712956-7823-FEIJAO+O+ALIMENTO+MAIS+SAUDAVEL,00.html

Em estado de evolução permanente

O que é evolução? Um dos significados dessa palavra é o desenvolvimento progressivo de uma idéia. Quando a pessoa coloca em prática uma idéia que ela alimenta e que sabe que poderá lhe trazer benfeitorias, automaticamente a evolução passa a fazer parte da vida dessa pessoa.Como se percebe a evolução? Com a mudança da maneira de pensar. Se em algum momento você pensava de um jeito e hoje pensa de outra forma, isso é sinal que houve uma transformação, mas se for de forma negativa, houve uma regressão, mas se for positiva, então, houve uma evolução.Devemos buscar a evolução diariamente. A pessoa que estaciona seus conceitos e não acompanha a evolução da sociedade está fadado ao fracasso. Desde que nascemos passamos por mutações no corpo, por que então não vamos dar liberdade também para a nossa mente mudar?Evolução é isso. É a transformação do pensar dando frutos. Vamos rever nossos conceitos e sermos humildes para reconhecermos que precisamos mudar. Além de você dar um passo para a evolução, você estará contribuindo para um mundo mais harmonioso. Pense nisso!Tenham um ótimo final de semana!
Wagner Rosa

Muito Obrigado!

Hoje esse Blog atingiu às 40.000 visitas, quando chegarmos às 100.000 visitas tá todo mundo convidado, para uma rodada de pizza deixem a sugestão de cidade.
UM ABRAÇO A TODOS E MUITO OBRIGADO!

FHC ataca o tucano

Deu no Blog do Ancelmo Góis:
"FH propõe trocar tucano por sabiá
Num encontro do PSDB em Belo Horizonte, encerrado agora há pouco, FH fez a platéia rir ao dizer que o partido precisa trocar o bico do tucano por um de sabiá... "para saber cantar nossos feitos".

Em campanha

Tem candidato a vereador já firme em campanha, acreditam que quem cedo madruga colhe uma colheita farta.

Amin Governador

O processo contra o governador LHS, que pode levá-lo a cassação animou Espiridião Amin que ja comprou até a roupa para a posse. Ainda é cedo.

André Jean - Nos seus Lábios

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

PINK FLOID - COMFORTABLY NUMB

Fídel fez 81 anos



PMDB é o papa-tudo

Reclamam líderes petistas que o PMDB é o papa-tudo dos cargos federais. Aparece um cargo e o PMDB tem ao menos três nomes para indicar.
Não sabiam que já faz 23 anos que o PMDB faz isso

Suco de Laranja

O Brasil é um grande produtor de suco de laranja, poucos sabem mas o suco de laranja, é um dos nossos grandes produtos de exportação.

Crescimento e empregos

A economia tem crescido a um ritmo maior que no ano passado, esse fato gera uma grande expectativa em que está buscando emprego.

Reforma Política

Se lembra da reforma política foi para as calendas gregas.

Mercandante prefeito

Senador Mercadante não quer ser candidato a prefeito de São Paulo. Sua candidata é Marta Suplicy. Por fora corre o Arlindo Chinaglia.

Mercadante sobre Renan

Senador Mercadante em entrevista ontem a noite ao programa Canal Livre, da banderiantes preferiu tangenciar e não opinar sobre o caso Renan Calheiros.

domingo, 12 de agosto de 2007

JÔ SOARES na lista negra!

Histéricos governistas estão indignados com Jô Soares, tudo porque as quartas-feiras ele reúne algumas jornalistas para desancar a lenha no governo. já entrou na lista negra dos golpistas.

Falta moral

A oposição de direita ao governo Lula não tem muita moral, se tivesse já teria colocado o senhor Calheiros para correr. Não coloca porque identifica nele um dos seus.

Charge

PEC DOS VEREADORES

Está prestes a ser aprovada no congresso um projeto que vai redefinir o número de vereadores por munícipio. A consequência prática é que o número de vereadores vai aumentar em muitos casos.

sábado, 11 de agosto de 2007

Kid Abelha



Abandonando a escola para trabalhar

Nós professores já estamos acostumados a conviver com jovens que abandonam a escola para trabalhar.
É uma triste realidade que assola o nosso país. As autoridades fingem que não sabem de nada, e nós professores fazemos de conta que é normal.
Normal seria que esses jovens estivessem estudando como todos os outros em uma boa escola.

Frutuoso e o prefeito conservador

O colunista político Frutuoso de Oliveira, aventou à alguns dias, em sua coluna que o caçadorense não elege prefeito que não seja conservador.
Ao que tudo indica, em 2008 não faltarão opções, nenhum revolucionário promete disputar o pleito.
Terão os caçadorenses, um menu de opções, provavelmente bastante tradicional, o que deve ser motivo de tranquilidade para alguns, mas de preocupação para outros.
Conservador ou não, que o eleito trabalhe para que nossa cidade melhore, seja mais justa, organizada, e motivo de orgulho para os caçadorenses.

Charge