segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Um perda para o Brasil

"28/08/2006 - 09h12
Corpo de dom Luciano Mendes de Almeida é velado em SP

Folha Online

O corpo de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, 75, que morreu domingo (27) por falência múltipla dos órgãos, está sendo velado na Catedral da Sé, em São Paulo. Ainda hoje o corpo será conduzido de avião a Belo Horizonte e, de lá, irá para Mariana, onde será sepultado.

Dom Luciano estava internado no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, desde o dia 17 de julho, para tratar de um câncer no fígado. Ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu em estado grave, sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

Juca Varella/Folha Imagem

Dom Luciano Mendes de Almeida
No Hospital das Clínicas, Dom Luciano tratava de um tumor provocado por uma recidiva do câncer desenvolvido há dois anos. Em 2004, submeteu-se a uma cirurgia no fígado para retirada do tecido doente. Ele havia contraído hepatite C há cerca de cinco anos, devido a uma transfusão. Em alguns casos, o câncer de fígado aparece como uma das complicações da hepatite C.

Presidiu a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de 1987 a 1994, tendo sido também secretário-geral de 1979 a 1987. Foi vice-presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano)de 1995 a 1998.

Dom Luciano escrevia uma coluna publicada aos sábados na Folha de S.Paulo. Natural do Rio de Janeiro, entrou para a ordem religiosa de Santo Inácio (dos jesuítas) e doutorou-se em Filosofia em 1965. Foi sagrado bispo "

Um comentário:

Antonio Carlos Junior disse...

O ciclo de vida deste se encerrou agora. Descanse em paz!!!
Professor, estarei participando de um seminário na minha faculdade de comunicação social e um dos temas será os blogs. O meu blog fará parte do estudo. Peço humildemente que vc faça uma visita e deixe uma mensagem ok?
Muito obrigado!