quinta-feira, 24 de agosto de 2006

24 de Agosto de 1954

Hoje faz 52 anos do suicído do Presidente Vargas, não poderia deixar passar em branco.
Getúlio Vargas
Nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 19/04/1883. Iniciou carreira militar, chegando a matricular-se na Escola Preparatória e Tática de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, mas abandonou-a em 1902.
Passou então a estudar na Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde formou-se em 1907. Era Militante do movimento castilhista. Nomeado promotor público em Porto Alegre, abandonou a função pouco tempo depois, para exercer advocacia em sua cidade natal.
Elegeu-se para a Assembléia Legislativa de Representantes do Estado nos períodos de 1909, 1913 e 1917, sucessivamente. Em 1922, foi eleito pelo Partido Republicano para a Câmara Federal, onde permaneceria até 1926. Nesse período, sua função foi a de intermediário entre o governo da União e o situacionismo gaúcho.
Em 1926, assume a pasta da Fazenda, que deixou em 1928 para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul. Dali chegou à Presidência da República através da crise que culminou com a Revolução de 1930. Buscou apoio em setores populares, que haviam sido mantidos à margem no período anterior, Vargas inaugurou um tipo de política que ficou conhecido como populismo. Além de anistiar todos os civis e militares que haviam participado de movimentos revolucionários de 1922 até 1930.
Getúlio criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, do qual saíram medidas que garantiram o apoio popular:a lei dos dois terços, as férias remuneradas, os institutos de aposentadoria, a assistência médica, a fixação dos horários de serviço, a lei da estabilidade.
Durante os quinze anos que ficou no poder, enfrentou diversas revoltas até ser deposto em 1945.Vargas orientou-se para o nacionalismo sobretudo durante o Estado Novo. Nesse sentido, a 29/04/1938, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo, pelo Decreto-Lei nº 395, que preparava o caminho para a futura implantação da Petrobrás.
Após sua deposição, em 1945, Getúlio retirou-se para São Borja, de onde orientou a criação de dois grandes partidos do período, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrático (PSD). Concorreu a uma cadeira no Senado, sendo eleito com 1,3 milhoões de votos, o que atestava sua popularidade.
Em 1950, candidatou-se novamente à Presidência pelo PTB, obtendo 3.849 votos, e venceu facilmente seus opositores. EDuardo Gomes (UDN) e Cristiano Machado (PSD).
Em seu segundo mandato, retomou e radicalizou sua orientação nacionalista. A implantação do monopólio estatal do petróleo, criação da Petrobrás e a nacionalização da energia elétrica por meio da Eletrobrás foram suas metas prioritárias.
Tentou apoiar-se nos sindicatos, mas vivia cada vez mais isolado politicamente, sofrendo os ataques da oposição cerrada, cujo líder era o jornalista Carlos Lacerda. Esta oposição representava os interesses contrariados pela política nacionalista de Vargas, articulados em torno da UDN, que tinha o apoio de grande parte dos militares e pretendia levar o presidente à renúncia. Em 05/08/1954, um atentado contra Lacerda provocou a morte do major-aviador Rubem Florentino Vaz.
Diante disso, a Aeronáutica instaurou um inquérito policial militar, durante o qual foram proferidas acusações de envolvimento ao poder central. As Forças Armadas, então, exigiram que Vargas abandonasse a Presidência. Confrontado com a iminência da renúncia ou da deposição, Vargas suicidou-se com um tiro no peito, na manhã de 24 de agosto de 1954. Deixou uma carta-testamento, onde acusa os inimigos como responsáveis por seu suicídio.

Fonte: Fontes Trabalhistas - Autor Agenor Basso

Nenhum comentário: