terça-feira, 29 de agosto de 2006

Caçador Online

06/08/2006 Fonte - Caçador Online
Entrevista Valdir Cobalchini, candidato a deputado estadual
Dono de um carisma que conquista desde crianças até os mais experientes, Valdir Vital Cobalchini, ou simplesmente Cobalchini, é um dos candidatos a deputado estadual por Caçador nas eleições de outubro. Com 42 anos de idade, ele concorre pela terceira vez ao cargo e desta vez acredita ser “o melhor momento de todos”.
Como todo bom trabalhador, ele começou sua carreira política desde cedo, com 19 anos. Peemedebista de carteirinha, Cobalchini já foi assessor dos governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso, mas seu grande momento foi nos últimos três anos como Secretário de Desenvolvimento Regional de Caçador.
Em entrevista ao Portal Caçador Online, Cobalchini contou sua trajetória, falou da campanha, dos apoios, dos projetos que irá trabalhar caso chegue à Assembléia Legislativa e revelou como pretende conquistar 35 mil votos para garantir a eleição. O candidato que concorre com o número 15200 comentou também sobre a atuação do Governo Estadual que ele considera “o melhor da história de Santa Catarina”.
Ele ainda falou sobre a coligação e quais os candidatos que irá votar. Em relação à onda de corrupção que assola o Brasil, Cobalchini lamentou e disse ainda acreditar na política como “a melhor maneira para melhorar a vida das pessoas”. Finalmente ele falou sobre suas pretensões para um futuro mais distante e deixou uma mensagem aos eleitores Confira a entrevista na íntegra.

Caçador Online: Como foi o início da sua carreira política? Quais os mandatos que já exerceu até aqui?
Cobalchini: Iniciei a minha carreira política em 1983, como assessor do Deputado Federal Casildo Maldaner (PMDB). Tinha apenas 19 anos na época. Após isto, coordenei a campanha do Deputado Estadual Gasparino Raimondi (PMDB) em 1986 e me tornei seu chefe de gabinete. Com a morte do governador Pedro Ivo e com Casildo assumindo em seu lugar, fui assessorar o governador. Após, assumi a Diretoria Geral da Secretaria de Negócios do Oeste. Após deixar o governo do estado, fui assessor do deputado federal Valdir Colatto (PMDB), na Câmara dos Deputados. Em 1994 fui um dos coordenadores da eleição do governador Paulo Afonso (PMDB) e me tornei seu chefe de gabinete. Em 1998 disputei minha primeira eleição como deputado estadual. Fiquei na primeira suplência, chegando a assumir o mandato em 1999. Em 2001, tornei-me chefe de gabinete do prefeito de Caçador, Onélio Menta (PMDB). Em 2002, não havia me preparado para disputar a eleição, mas devido a grande insistência do então candidato ao Governo do Estado, o hoje governador Luiz Henrique (PMDB), acabei me candidatando mais uma vez, no intuito de contribuir com sua eleição. Após a eleição de Luiz Henrique, tornei-me o primeiro Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador, cargo que ocupei até o início deste ano, quando descompatibilizei-me para mais esta eleição.

C.O.: Você já foi candidato a deputado estadual em eleições passadas, como está a expectativa pra esse ano. Considera que agora é seu grande momento?
Acredito que este é, sim, meu grande momento. Foram quatro anos de muito trabalho diante da Secretaria Regional. Foram mais de R$ 185 milhões investidos em toda a região. Consolidamos nosso trabalho não apenas na região, mas em todo o Estado. Acredito que, com o apoio da região pela qual trabalhamos tanto durante estes quatro anos, desta vez conquistaremos o mandato na Assembléia Legislativa.

C.O.: Como está a campanha?
Está indo muito bem. Organizamos a campanha da melhor maneira possível, contando com um escritório central em Caçador, que coordena a campanha para todo o Estado e várias coordenações regionais nas demais regiões. Temos coordenações para a região do Planalto Norte, situada em Porto União, em Videira, em Joaçaba, em Chapecó, no Extremo Oeste e em Florianópolis.

C.O.: Comenta-se que o eleitorado de Caçador divide votos entre você e o deputado Reno Caramori (PP) que é novamente candidato, onde você está buscando mais votos e quantos votos você considera necessário pra se eleger?
Como explicava anteriormente, nossa campanha está organizada em todo o estado. Temos coordenações regionais espalhadas em todos os quadrantes de Santa Catarina, além de coordenações municipais. Acredito que este é o nosso grande momento e o mandato na Assembléia será conquistado em benefício de todos os moradores da região, que vão encontrar no deputado o mesmo estilo que tiveram no secretário: muito trabalho.

C.O.: Você tem recebido bastante apoio de lideranças políticas da região, quais os mais importantes?
É difícil destacar os apoios mais importantes. Temos recebido diversos apoios e todos eles vem igualmente somar para o êxito de nosso projeto. Temos o apoio dos sete prefeitos que compõe a Secretaria Regional. Temos o apoio de presidentes de Câmaras de Vereadores. Recebemos o apoio de diversos empresários. Estes apoios nos fazem sentir que o trabalho a frente da Secretaria foi bem sucedido e dão uma boa perspectiva para a nossa eleição.

C.O.: Se for eleito, o que você vai defender, quais são seus projetos pra Assembléia Legislativa?
Geração de Empregos para jovens, através do programa “Portas Abertas”. Através deste programa, pretendemos dar incentivos para que os empresários contratem os jovens em seu primeiro emprego. Aumento dos investimentos na Saúde e na Educação. A educação foi a principal área de nossa atuação frente a Secretaria e pretendemos aumentar ainda mais os investimentos nesta área. Quanto à Saúde, todos sabem que esta é uma das principais carências do interior do Estado. Descentralização da Política Industrial, promovendo ainda mais o desenvolvimento por toda a Santa Catarina. Através da descentralização da Política Industrial, pretendemos compensar as vantagens que produtores do litoral do estado tem, como portos, aeroportos e outras estruturas a sua disposição, com incentivos fiscais a quem produz e gera empregos no interior. Mudanças na Legislação Ambiental, adequando a Legislação existente a nossa realidade. Não podemos continuar reféns de uma legislação que criminaliza o produtor, legislação esta que está completamente fora de nossa realidade. Apoio a atividades agroflorestais, que formam a principal base da economia de nossa região. Investimentos em Cultura, Lazer e Turismo. Já fizemos isto durante nossa gestão na Secretaria Regional, através de eventos como a Fúria Cabocla. Maciços investimentos em Infra-Estrutura rodoviária e energética, garantindo o desenvolvimento econômico gerador de empregos. Saneamento básico, apostando na saúde preventiva. Construção de moradias populares através de um grande programa habitacional no Estado. Pretendemos fazer este programa em parceria com o governador Luiz Henrique, que quer desenvolver estas moradias através da madeira produzida em nosso Estado. Segurança pública, garantindo o direito de nossos cidadãos de levarem uma vida dentro da lei e da ordem. E a construção de uma Universidade pública regional, garantindo o ensino público, universal e de qualidade para todos.

C.O.: Um dos principais problemas em Caçador atualmente é a agricultura, você tem algum projeto nessa área?
Pretendemos apresentar proposição na Assembléia destinando um significativo percentual do Fundo Social para incentivar Programa de Apoio na área agroflorestal. Acreditamos que isto pode ajudar muito nossos agricultores, melhorando a sua renda.

C.O.: Qual a sua avaliação do atual Governo do Estado de Santa Catarina e uma breve análise das próximas eleições pra governador?
Como participante ativo do processo da descentralização, acredito que este é o melhor governo da história de Santa Catarina. A descentralização levou o desenvolvimento a todas as regiões do estado, sem discriminação de qualquer natureza.
Esta eleição ao Governo do Estado na minha opinião, irá ser um plebiscito entre dois modelos de governar: um democrático, participativo, sem discriminação, por toda a Santa Catarina e outro autocrático, centralizador, discriminatório e concentrador do desenvolvimento.
Não tenho a menor dúvida que Santa Catarina irá optar pelo diálogo, pela participação, pelo desenvolvimento em todo o Estado, reelegendo o governador Luiz Henrique (PMDB) para mais um mandato.
Na inauguração da Escola Wanda Krieger,Prefeito de Caçador Saulo Sperotto, Luiz Henrique e Cobalchini

C.O.: Está apoiando a candidatura de algum deputado federal e senador?
Nossa coligação apóia a candidatura do prefeito Raimundo Colombo (PFL) ao Senado Federal. Acreditamos que como grande prefeito que foi em Lages, reeleito com mais de 75% dos votos e com toda sua trajetória política, Colombo tem excelentes condições de fazer um grande mandato no Senado Federal. Para Deputado Federal estamos fazendo uma “dobradinha” com o deputado Mauro Mariani (PMDB). Mariani foi o mais votado deputado estadual eleito pelo PMDB na última eleição e tem aberto muitas portas para a nossa candidatura, em especial na região do Planalto Norte. Mauro foi ainda Secretário de Infra-Estrutura no governo Luiz Henrique e foi um forte parceiro em nossa atuação na regional. Tem ainda uma grande ligação com o setor madeireiro, que é a base da economia da nossa região. Por isto tudo, estamos apoiando a sua eleição, acreditando que com isso, poderemos melhorar o nível da representação no Congresso Federal.

C.O.: Analisando o cenário nacional, você é da ala do PMDB que apóia uma coalizão governista com o presidente Lula ou não?
Não. O PMDB de Santa Catarina está fechado com a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) a Presidência da República. Acreditamos que é um momento importante pelo qual o Brasil passa e precisamos de mudanças.

C.O.: Como você reage a toda essa corrupção que está se revelando na política nacional?
Tenho uma carreira absolutamente limpa. Nunca foi feita contra mim qualquer denúncia de corrupção. Sinto uma tristeza muito grande com este quadro, que acaba jogando os políticos todos na mesma vala. Mesmo com todas as decepções diante de um quadro como este, ainda acredito na política como a melhor maneira para melhorar a vida das pessoas e é por isto que continuo atuando nela, procurando mostrar através do trabalho, que não são todos iguais.

C.O.: Supondo que você se eleja, quais suas pretenções para seu futuro político após este mandato? Pretende um dia voltar a atuar em Caçador?
Mesmo eleito, manterei uma forte atuação no município. Pretendo montar um escritório na cidade para atender os interesses da nossa comunidade. Estarei ainda freqüentemente atuando aqui, já que Caçador foi a casa que eu escolhi e que prontamente me acolheu.

C.O.: Qual mensagem você deixa para os eleitores?
Gostaria de dizer a todos que lerem esta entrevista, que pensem bem na hora de eleger o seu deputado. Analisem seu histórico de trabalho. Vejam o que ele já realizou e o que ainda pode realizar pela cidade e pela região. Analisem seu compromisso com a ética. É um momento muito importante na vida do nosso país. Precisamos de deputados comprometidos com a ética na política e com uma visão que apresente resultados concretos para a nossa população. Acredito que tenho este perfil e por isto estou me colocando como uma das opções para os que desejam construir um estado e um país melhores.

Nenhum comentário: