segunda-feira, 2 de junho de 2008

PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

Do Blog do Noblat :
"PIB da Amazônia Legal cresce mais que o do país

Em três anos de governo Lula, expansão na região foi de 22,4% e a do Brasil, de 10%

Apesar do ritmo acelerado, riqueza gerada nesta região contribui com menos de 8% do PIB nacional, segundo cálculo realizado pela Folha

De Marta Salomon:

Com participação destacada do agronegócio, a atividade econômica na Amazônia Legal cresce em ritmo duas vezes mais acelerado do que a média nacional. Nos primeiros três anos do governo Lula, a região cresceu 22,4%, enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro acumulava crescimento de 10%, segundo cálculo feito pela Folha.

Os dados oficiais mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para Estados e municípios são de 2005. Apesar do crescimento acelerado, a riqueza gerada na região contribuiu com menos de 8% no PIB nacional, de acordo com os últimos dados disponíveis. A Folha consultou os resultados da atividade econômica dos Estados da Amazônia Legal, área de cinco milhões de quilômetros quadrados e alvo do PAS (Plano Amazônia Sustentável). Desse território, 83% são dominados pelo bioma Amazônia, onde estão concentradas as ações de combate ao desmatamento.

Embora a administração pública tenha participação importante na economia da região, as atividades agropecuárias pesaram, especialmente no crescimento de Mato Grosso e do Pará, os dois Estados que se mantêm no topo do ranking do desmatamento desde o início da década. "

Um comentário:

Anônimo disse...

aquecimento e secamento global -

a questão do aquecimento global tem haver principalmente com fusões nuclear no centro do planeta. por este caminho é possível responder a crescente atividades tectônicas e número de cancer mais agressivos.

Com a retirada do petróleo, carvão e gases absorvedores de radiação produzida no centro do planeta por fusão núclear natural estamos vivendo uma maior fases de atividades tectônicas e com florestas mais secas.

ver no google - teoria do universo fluxonário estruturante.
autor Ancelmo Luiz Graceli.