domingo, 22 de junho de 2008

IDEB

Blog do Petta - A Juventude por um outro Brasil:
"Avaliando o Ideb

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados na última quarta podem ser interpretados de maneiras distintas. Apesar do crescimento nas notas, até mesmo o governo federal mostra pouco otimismo, pois o que ocorreu foi uma diminuição da ruindade, ao invés de melhoria.

Numa primeira avaliação, podemos citar que, se as metas para 2009 foram atingidas com o Ideb atual, elas precisam ser revistas e niveladas a um patamar o mais alto possível. Isso tudo tomando como parâmetro a realidade do sistema, principalmente nas áreas mais carentes. Conseqüentemente, a medida forçaria mais investimentos na Educação por parte do governo.

Outra coisa que não pode passar batida é o comprometimento de Estados e Municípios com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborado pelo MEC. Somente com a ação integrada de todas as esferas governamentais é que conseguiremos saltos significativos na qualidade do ensino público. Porém, vale lembrar que há alguns lugares ainda não sintonizados – por motivos políticos ou vai saber quais – com o PDE.

Finalmente, lembro que 16 Estados tiveram notas aquém da média nacional. Portanto, a melhoria dos resultados só serve para indicar uma mudança de rumos nas políticas públicas para a Educação. Como afirmou o próprio ministro Fernando Haddad, há ainda muito a se fazer."

Nenhum comentário: