sexta-feira, 28 de março de 2008

O professor Ozório errou?

O professor Ozório Alceu Feline esfaqueado por um aluno em Vacaria (RS), no dia 17 de março veio a falecer essa semana. O caso deve levar nós professores e toda a sociedade a refletir sobre a violência que vem se aproximando perigosamente das nossas escolas. No início do mês, se não me engano em SP, uma aluna colocou fogo em outra no final da aula, alegando legitima defesa.
Pois bem, esses casos de violência tem aparecido, seguidamente, e outras centenas de casos, tem sido abafados por professores, diretores e orientadores. Não chegou o momento de refletirmos sobre a violência nas escolas?
O professor Ozório tentava separar uma briga entre duas estudantes, duas meninas, repare bem, e acabou esfaqueado pelo namorado de uma das valentonas.
Está semana troquei umas idéias com uma colega e perguntei para ela, em caso de briga entre os alunos o que devemos fazer? Entrar no meio, separar e arriscar levar uma facada, ou deixar a porrada correr solta?
O fato se desenrolando dentro da escola por obrigação profissional, temos o dever de separar, e sendo fora, bom sendo fora, a sociedade que responda o que deve ser feito para conter a violência entre os jovens?
A família do professor Ozório vai receber alguma indenização? E os demais professores e jovens que vem sofrendo agressões dentro das escolas o que devem fazer?
O professor Ozório errou ao tentar separar a briga?

Nenhum comentário: