domingo, 9 de março de 2008

Notícias da semana

Deu no Blog do Murillo de Aragão:
"Álcool bate gasolina
O consumo de álcool combustível vai superar o da gasolina em 2008, pela primeira vez em 13 anos, diz o presidente da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra, após o forte aumento no consumo de combustíveis desde o ano passado. Foram 8,2% em 2007, contra 2,4% em 2006. As vendas da BR cresceram 14,9% (O Globo).

Locomotiva
Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o Brasil vai crescer nos próximos anos a um ritmo de 5 a 5,5% e se transformar numa “locomotiva mundial” (Estadão). Estudo da FGV mostra que a telefonia celular teve participação de 2,47% no PIB de 2006. Em 2001, era de 1,75%.

PAC eleitoral
A ministra Dilma Rousseff reuniu-se por quatro horas com a bancada do PT explicando obras do PAC. Distribuiu cartilhas com subsídios para que os deputados usem a campanha política deste ano para divulgar o programa. Os petistas acham que a oposição se apossa de obras que dão certo e critica aquelas que enfrentam dificuldades (O Globo).

Com Gabeira
O deputado Fernando Gabeira costura apoio do PSDB à sua candidatura a prefeito do Rio. Esteve ontem com Aécio Neves e recebeu sinalização do partido de que os caciques vão atuar para convencer o ex-prefeito e deputado federal Otávio Leite a desistir de pleitear sua candidatura em favor de Gabeira (O Globo).

Candidato pós-Lula
A coluna Panorama Político (O Globo) publica que o governador de Minas, Aécio Neves, admitiu a um ministro que deverá ser candidato à sucessão presidencial pelo PMDB. Ele alega que Serra não abrirá mão de concorrer pelo PSDB porque esta pode ser sua última oportunidade. Afirma que não será um candidato anti-Lula, mas pós-Lula.

De lavada
O PMDB abocanhou os principais cargos nas empresas do setor elétrico, fora os que já havia conquistado na Petrobras. Ficou com a presidência e três diretorias da Eletrobrás; a presidência da Eletronorte e uma diretoria da Eletrosul, cujo comando era reivindicado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (Correio).

Sem Orçamento
Fracassou a tentativa de votar a proposta do Orçamento e a questão foi adiada para a próxima semana. O PT quer que o projeto seja apreciado na quarta-feira, com ou sem apoio da oposição. (Valor). O presidente do Congresso, Garibaldi Alves (PMDB-RN), está preocupado e lembrou que “A última vez que o governo foi para o voto, perdeu”, referindo-se à votação da CPMF. (Estadão).

Alerta externo
O Valor publica que Lula ouviu ontem, no Palácio do Planalto, um alerta feito pelo ex-ministro Delfim Netto e por Luiz Gonzaga Belluzo sobre o que ocorre nas contas externas. Se nada for feito, disseram, o governo corre o risco de chegar em 2010 com o país exposto, novamente, à vulnerabilidade externa.

Nenhum comentário: