domingo, 27 de junho de 2010

Sono Tranqüilo

A depender dessa esquerda convencional da qual fazem parte o PT, o PC do B e similares, a burguesia pode dormir o seu sono tranqüilo. Primeiro ela não é explicitamente anticapitalista, nem na teoria e muito menos na prática. Na melhor das hipóteses diríamos que essa esquerda convencional é de caráter evolucionário.

Acreditam a maioria e fingi acreditar os vivaldinos, que delas se locupletam que de “vitoria em vitoria” alcançaram o grande objetivo de termos uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem e que respeito a natureza.


Ora, tem-se fartamente demonstrado que o socialismo evolucionário nos leva a sucessivos desastres, pois é sabido que a burguesia quando dá com uma mão tira muito mais com a outra e que não poderemos conquistar uma sociedade igualitária sem que haja rupturas. Comecemos por lembrar que a serviço da desigualdade existe o poder de Estado que é um conjunto de instituições e aparatos que servem para a manutenção chamada ordem capitalista. Temos dito e repetido, que governo é apenas governo e que o poder é coisa bem distinta. Conquistar governos, não significa conquistar o poder. E quando acontece dos governos conflitarem com o poder, estes depõem o governo, o põem fora. A história é rica de exemplos. A começar pelo governo do senhor João Goulart, no Brasil; o governo do Salvador Allende, no Chile; o governo de Sukarno, na Indonésia; de Juan Torres, na Bolívia e por aí seguem os exemplos contundentes que essa própria esquerda evolucionária, na sua credulidade ou no seu oportunismo preferem calar.

Enquanto isso, a pretensa esquerda revolucionaria, praticamente se abstém de fazer uma campanha eficaz para impopulariza realmente o capitalismo. Esquece que o povo é a única força capaz derrotar esse sistema e que, para tanto, é necessário que ele, o povo, tenha consciência do seu real inimigo. Tivemos o exemplo do PSTU, por anos a fio agitou a bandeira do “Fora ALCA e o FMI”, que o governo Lula tratou de esvaziar completamente, deixando esse partido, presumidamente revolucionário, sem nenhum discurso.
Gilvan Rocha

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Professor,

Boa Tarde!
meu nome é Raphaela Mello, repórter do site do Guia do Estudante. Gostaria de propor uma parceria com seu blog. Você pode entrar em contato, por gentileza, no meu e-mail: rcmello@gmail.com?

Grata,

Raphaela